Atletismo
Barreto surpreende com vitória na prova da Conceição

O atleta, júnior de primeiro ano, mostra porque se tem vido a afirmar como uma esperança do atletismo, ao cortar a meta na frente de Orlando. A chuva ininterrupta e uma forte presença das camadas jovens marcaram também esta festa popular do atletismo.

Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Hélio Barreto, atleta júnior do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, foi a grande surpresa do X Grande Prémio de Atletismo organizado pela Junta de Freguesia da Conceição, realizado na manhã do último feriado, 8, ao cortar a meta à frente do vencedor da prova de séniores, Orlando Francisco, do Grupo Desportivo da Mata.
O frio e a chuva ininterrupta contribuíram para que as ruas estivessem quase despidas de gente, mas não impediu que este Grande Prémio, integrado nas comemorações do Dia da Padroeira, onde participaram cerca de 200 atletas dos vários escalões, tivesse momentos emotivos e de interesse.
Durante o percurso da prova rainha, onde iam também integrados os júniores masculinos e veteranos, embora a classificação fosse à parte, Hélio Barreto e Orlando Francisco foram sempre no pelotão da frente. Foi por volta do quilómetro seis que a corrida começou a ganhar outros contornos, quando Orlando Francisco imprimiu um forte ritmo à prova e deixou para trás os adversários. A única resposta a este ataque veio do júnior Hélio, a jovem promessa que tem obtido boas classificações nos crosses de apuramento para a selecção nacional, em que tem participado. A vitória começou a desenhar-se a um quilómetro da meta, quando Hélio Barreto conseguiu descolar de Orlando e seguiu pela rua da indústria, rumo ao jardim público, onde estava instalada a meta, na frente da corrida.
Hélio Barreto, de 17 anos, diz que a prova lhe correu melhor do que esperava, embora confesse que partiu “com a vitória em mente”, já que vencer uma prova com séniores era um desejo de há muito.
Mas as ruas íngremes da Covilhã e o piso molhado ditaram um percurso difícil aos participantes, que tiveram de tomar precauções redobradas para evitar eventuais quedas. “As condições climatéricas não favoreceram a prova. É muito difícil correr em paralelos em dia de chuva porque o piso é muito escorregadio e tem que se ter muita atenção nas descidas”, sublinha Hélio Barreto.
Orlando Francisco salienta também a dureza da prova e as muitas descidas. “Eu não sou muito bom a descer, por isso tornou-se muito mais complicado responder aos ataques que houve na prova”, explica. No entanto, diz que fez uma boa corrida, tendo em conta as lesões de que vem e alguns problemas físicos que lhe provocam dores. Quanto aos adversários Orlando observa que “não estava uma concorrência muito forte mas havia bons atletas”. “Nós já sabemos que alguns atletas só correm onde há prémios em dinheiro”, comenta, mas acrescenta que estavam pesentes os participantes habituais das provas da região, exceptuando um ou outro caso.
"Se quisessemos cá ter gente de renome teríamos de ter dinheiro. Mas nós gerimos dinheiros públicos e não os podemos desperdiçar", frisa Abel Cardoso, responsável pela organização e elemento da junta. Abel Cardoso diz que a prova vai continuar nestes moldes , "porque assim não defraudamos estas colectividades que têem crianças a correr e que praticam atletismo por amor à camisola". Quanto ao balanço deste ano o responsável diz que é positivo. " Só foi pena que o tempo não estivesse como gostaríamos para que houvesse mais gente na rua e para que não tivessem faltado muitos atletas", lamenta.
Em séniores femininos a vencedora foi Carina Moura, da Mata. Nos masculinos, Pedro Silva e Daniel Anastácio, da Casa do Povo do Ferro, acompanharam Orlando Francisco no pódio. Na categoria de veteranos os primeiros classificados foram José Pinheiro, do Rfugiense e Lisdália Nunes, dos Veteranos do Teixoso. Vânia Amoreira, das Donas, dominou a prova de juvenis femininos e Nelson Correia, da Mata, venceu no sector masculino. Nos iniciados femininos as Donas monopolizou o pódio, com Andreia Marques no lugar mais alto e Paulo Ribeiro, do Bairro do Cansado, ganhou a prova masculina. No escalão de infantis Tiago Mação, das Donas, liderou a prova masculina e Soraia Amoreira a feminina. As Donas colocou também atletas suas no segundo e terceiro lugares, mostrando que continua a dar cartas nas camadas jovens.