Fundão
RUDE chumba mais de 20 projectos da Câmara

A RUDE negou financiamento a mais de duas dezenas de projectos da Câmara. Frexes já pediu explicações mas continua à espera de resposta.

NC / Urbi et Orbi


A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, chumbou na última semana, mais de 20 projectos que a Câmara do Fundão tinha candidatado a financiamento. Os motivos terão sido por os projectos “não se circusncreverem aos objectivos fixados nos programas a que os projectos eram candidatados”, o que, no entender do presidente da autarquia fundanense, Manuel Frexes, “não é verdade”.
O “chumbo” da RUDE originou um protesto por parte do executivo do Fundão mas, até ao fecho desta edição do NC, a Câmara ainda aguardava uma resposta dos responsáveis da Associação, presidida pelo edil covilhanense Carlos Pinto. O executivo camarário quer saber, sobretudo, o porquê da rejeição de quatro candidaturas. A saber, a requalificação dos Paços do Concelho, do Largo da Igreja Matriz da Aldeia Nova do Cabo, a construção de um parque infantil e a compra de material informático.
Manuel Frexes acredita que tudo não passará de “um mal-entendido ou um lapso na avaliação dos projectos” e confia que estes serão reavaliados e, posteriormente aprovados. Frexes reclama que os fundos sejam igualmente distribuídos pelas localidades abrangidas pelo programa e acredita que, no final “irá imperar o bom senso”.