Em nova Assembleia, Penamacor mudou de presidente da Mesa
Penamacor
Arnaldo Antunes destituído da presidência da Assembleia

José Matos Correia é o novo presidente da mesa da Assembleia Municipal de Penamacor. Substitui assim Arnaldo Antunes, que é destituído do cargo, após várias tentativas.


NC / Urbi et Orbi


José Matos Correia substituiu Arnaldo Antunes na presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Penamacor, depois deste ter sido destituído do cargo na última sexta-feira, 12, com 15 votos a favor, dez contra e uma abstenção. A proposta para a destituição da Mesa , composta por elementos eleitos nas últimas autárquicas por uma lista independente apoiada pelo PSD, foi feita pelos próprios social-democratas, que não explicitaram os motivos desta tomada de posição.
A proposta foi finalmente concretizada, depois das tentativas anteriores terem saído goradas. Os responsáveis do PSD não tornaram públicas as razões que originaram o pedido de destituição da Mesa, mas manifestaram-se desiludidos com a prestação de Arnaldo Antunes, nomeadamente por este alegadamente não estar a cumprir o compromisso assumido entre o PSD e a lista independente. Argumentos que não convenceram a oposição.
O novo presidente daquele organismo, José Matos Correia, é actualmente deputado do PSD na Assembleia da República e liderou a única lista que se apresentou a sufrágio, vencendo com 14 votos a favor, três contra, três abstenções, cinco em branco e um nulo.
Arnaldo Antunes prepara-se para integrar a bancada do Partido Popular. O líder da bancada que o ex-presidente vai integrar, Próspero dos Santos, entende que o futuro não vai ser pacífico, tendo em conta que tanto o primeiro como o segundo secretário da Mesa da Assembleia recolheram mais votos na destituição que Arnaldo Antunes. José Cunha e Amadeu Neto, reeleitos na lista de José Matos Correia, foram destituídos por 22 votos a favor, dois contra e duas abstenções.

Vereadores socialistas abandonam sessão para discutir o Orçamento

Também na semana passada os vereadores do PS na câmara de Penamacor abandonaram a reunião do executivo convocada para analisar e votar o plano de actividades e orçamento da autarquia. O motivo apontado pelos socialistas deveu-se à entrega dos documentos na própria reunião.
"Estamos fartos da incompetência desta maioria" que gere o concelho "como se de uma quinta se tratasse", critica a oposição.
António Cabanas, vice-presidente da autarquia diz estar farto dos "excessos de linguagem da oposição" e está a equacionar proceder criminalmente contra o vereador Francisco Abreu.