Por Daniel Sousa e Silva


Pedro Almeida junto ao júri que presidiu à sua tese

“Previsão do comportamento de séries temporais financeiras com apoio de conhecimento sobre o domínio” é este o longo nome da tese de doutoramento apresentada por Pedro Domingues de Almeida ontem, segunda feira. A sua tese foi aprovada por unanimidade pelo júri presente.
Pedro Domingues elucida o significado do título.
”Neste caso particular, trata-se de tentar prever as séries temporais de cotações de acções Quando se fala de comportamento quer-se dizer que não se procura valores numéricos de futuro, mas sim tendência de subida ou de descida.
A previsão é feita tal como está mencionado no título com apoio de conhecimento sobre o domínio, porque se trabalha com dados e conhecidos e variantes um pouco incertas da área. Não permite fazer previsões directas, como por exemplo na meteorologia, no máximo apenas são possíveis aproximações.”
“A minha tese acrescentou muito pouco aquilo que havia antes”, reconhece pedro Almeida. Aquilo que a minha tese vem trazer de novo é a demonstração de que é possível prever a tendência de alguns casos. Na sua opinião, outras teses falharam, porque “tentaram calcular o todo. Só se deve tentar prever casos passíveis de serem previstos, nesta situação a margem de erro é muito menor”, defende.
A continuação da investigação é uma promessa deixada, porque se “se desenvolver um pouco o projecto apresentado este poderá ter viabilidade comercial”
Os arguentes da tese foram Pedro Manuel Rangel Santos Henriques e João Manuel Portela da Gama.
A prova de doutoramento de Pedro Almeida teve como júri João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, José Alberto Ribeiro Pacheco de Carvalho, professor associado da Universidade da Beira Interior, Pedro Manuel Rangel Santos Henriques, professor associado da Universidade do Minho, Luís Fernando RainhoAlves Torgo, professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, João Manuel Portela da Gama, professor, , professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Abel João Padrão Gomes, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, e Zélia Maria da Silva Serrasqueiro, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.