Paulo Carvalho viu a sua tese ser aprovada por unanimidade pelo júri
Doutoramento em Engenharia Civil
Estudo ambiental preventivo

Paulo Carvalho apresentou uma tese reveladora da preocupante situação das águas da Cova da Beira.


Por Daniel Sousa e Silva


A tese apresentada na prova de doutoramento por Paulo Eduardo Maio de Carvalho intitula-se “Contribuição para a caracterização geo-ambiental da Zona Sul da Cova da Beira”, sendo os arguentes António Jorge Gonçalves de Sousa e José Joaquim Mangualde Barradas
O estudo versou sobre o comportamento de vários elementos de poluição de meios químicos em três aspectos: meios de corrente, águas subterrâneas e solo. O objectivo era “conseguir uma caracterização geo-ambiental em relação aos metais pesados no concelho do Fundão”, adianta Pedro Carvalho .
A metodologia adoptada na pesquisa foi, segundo Paulo Carvalho, “bastante complexa”, mas as conclusões a que chegou é que “os solos da zona não estão ainda muito contaminados”. Em termos de água, as perspectivas não são tão animadoras. “Existe alguma contaminação química e a nível bacteriológico já foram ultrapassados todos os limites”, lamenta. O júri considerou a sus tese digna de ser aprovada por unanimidade.
A protecção dos solos através de uma política de desenvolvimento sustentado e a criação de “uma forma de descontaminação” das águas, nomeadamente através do saneamento básico e do apoio de uma agricultura mais biológica, são algumas das medidas que Pedro Carvalho considera urgentes para a região.
O prosseguimento do estudo é uma certeza deixada pelo docente da UBI. Ter em especial o nível de poluição das águas, alargar a área de estudo a toda a Cova da Beira e fazer análises regulares são alguns dos planos de Pedro de Carvalho.
O júri da prova foi constituído por Edmundo Manuel Cardoso da Fonseca, professor catedrático da Universidade de Aveiro, Eduardo Anselmo Ferreira da Silva, professor associado da Universidade de Aveiro, António Jorge Gonçalves de Sousa, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Luís Manuel Ferreira Gomes, professor associado da Universidade da Beira Interior, José Joaquim Mangualde Barradas, professor auxiliar da Universidade de Aveiro, e Vítor Manuel Pisarra Cavaleiro, professor auxiliar da Universidade das Beira Interior.