O autarca, Joaquim Morão, já anunciou a inauguração de mais dois monumentos na cidade
Castelo Branco
Novo monumento embeleza porta Sul da cidade

Chama-se "Cidade" e é o novo monumento instalado na porta sul de Castelo Branco. Uma obra que ajuda a embelezar, mas ao mesmo tempo a ordenar o trânsito citadino.


Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


"Cidade" é o título do monumento da autoria do escultor José Simão, instalado na Portal Sul de Castelo Branco, inaugurado no passado domingo, 21, pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão.
O edil albicastrense, lembrando que a autarquia "está profundamenre envolvida na qualificação do seu espaço urbano, os albicastrenses e a sua Câmara Municipal prosseguem uma estratégia de modernidade, tendo em vista preparar o seu "habitat" para enfrentar o futuro competitivo e exigente que rápida e velozmente se aproxima".
Referindo às obras de requalificação que têm sido feitas, Joaquim Morão destaca que "recuperam-se jardins, abrem-se praças e estabelecem-se as melhores vias de comunicação, encimadas e articuladas por rotundas que ordenam o tráfego citadino e se constituem como elementos de singular recorte urbano, portadoras da mensagem que os seus motivos de decoração quiseram transmitir".
Dentro deste conceito urbano de simbiose profunda entre "as pessoas e as coisas" que conjuntamente fazem a cidade, Joaquim Morão sublinha que "procuramos rodear-nos dos melhores artistas que melhor expressão plástica dão às nossas ideias e traduzem os nossos anseios decorrentes das nossas vontades".
O autarca albicastrense anuncia que vão ser inaugurados mais monumentos, sendo dois no Parque da Cidade, da autoria de Cristina Ataíde e do mestre Gargaleiro e uma outra escultura denominada "Escada para o Céu" de Didi, que ficará localizada no ex-quartel da Devesa.A concluir Joaquim Morão salienta que "não será utopia dizer que a modernidade cai difusa por toda a nossa cidade, em que todos os cantos e recantos, a partir do seu centro, são revistos, cuidados e tratados com muito entusiasmo e carinho, de forma a poderem oferecer-nos o horizonte de bem-estar que todos nós, albicastrenses, empenhadamente desejamos e decididamente merecemos".