Literatura
Novo livro de Alçada Baptista já chegou às livrarias

Chama-se "Memórias e Peregrinações". É o novo livro de Alçada Baptista, que está outra vez nas bancas. É que em Novembro, a obra do autor covilhanense esgotou.


NC / Urbi et Orbi


"Memórias e Peregrinações" é o novo livro da Alçada Baptista que chegou já às livrarias, depois da primeira edição de três mil exemplares ter esgotado em apenas um mês. O livro de Alçada Baptista, com chancela da Editorial Presença, entrou nas livrarias portuguesas no início de Novembro. Trata-se de uma obra que engloba um conjunto de reflexões do autor de "Os nós e os laços" sobre a vida, mas também de curtas histórias com as quais se tem cruzado.
"A memória é uma das minhas obsessões", escreve Alçada Baptista. Daí, o facto de guardar tantas histórias que povoam o seu quotidiano e que partilha neste livro, contando e reflectindo sobre cada uma.
O autor confessa que tem medo "de ficar como aqueles que contam a mesma história duas e três vezes". Porém, revela que esta obra é sobre o amor e a transcendência, até porque, como ele próprio diz, não sabe falar de mais nada.
Para o escritor, "é a memória que desenha a fisionomia do tempo, não de um tempo cósmico, mas daquele que escreve a biografia de uma cada um de nós e da época que vivemos", explica.
Este livro surge na sequência de "Pesca à linha. Algumas memórias", editado em 1998.
Alçada Baptista, em "A Cor dos Dias" fala de "coisas de cultura e de escritores", relembra Manuel Mendes, José Gomes Ferreira, D. Hélder da Câmara e questiona: "Deus, o que é?".