Como se faz uma tese em Ciências Humanas






De
Umberto Eco

















Por Ana Maria Fonseca


O que à partida pode parecer óbvio a muitos estudantes que se vêm obrigados a fazer trabalhos, seminários e teses, deixa de o ser quando não se dominam uma série de regras e técnicas que ajudem à organização desse mesmo trabalho.
Às vezes, o que nos parece mais fácil, a estrutura formal, o começar pelo início, acaba por não resultar tão bem como esperávamos. E quando temos de fazer um índice ou uma bibliografia, que modelo escolher?
Umberto Eco explica neste livro, de forma simples, uma série de regras quase elementares, mas que podem simplificar muito a vida a quem tem um trabalho para fazer.
”Como fazer uma tese em Ciências Humanas” torna-se um manual prático que funciona quase como um dicionário no que diz respeito aos aspectos formais de um trabalho, percorrendo o caminho (por vezes angustiante) do estudante, desde a escolha de um tema até à redacção final de um trabalho, passando por técnicas de pesquisa.
O famoso escritor e semiólogo italiano vale-se de uma grande experiência académica para nos brindar com esta obra extremamente útil e muito clara.