Os elementos dos ranchos animaram a noite de Sábado
Tradições
Cantar as Janeiras

A Igreja da Misericórdia foi palco de um concerto de janeiras pelos ranchos folclóricos do concelho.


Por Patrícia Soares


No sábado, dia 10 de Janeiro, cinco ranchos folclóricos do concelho da Covilhã juntaram-se na Igreja da Misericórdia para cantarem as janeiras. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Covilhã, contou com as presenças do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paúl, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Unhais da Serra, Rancho Folclórico do Ourondo, Rancho Folclórico da Boidobra e Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio.
Foram mais de uma centena de elementos que cantaram e animaram a Igreja da Misericórdia com músicas de outrora desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes.
As janeiras são uma tradição ainda bastante enraizada na Beira Baixa, conhecendo-se várias aldeias da região que mantêm viva esta tradição. “Nesta altura juntam-se os amigos que vão cantar as janeiras a casa dos vizinhos. Antigamente recebiam filhoses, vinho e outros artigos que as pessoas possuiam” conta António Manuel Pereira, presidente da Federação de Ranchos Folclóricos da Beira Baixa. Desta vez, não se cantaram as janeiras às portas dos vizinhos, mas sim à cidade, chamando assim a atenção para a existência destes grupos populares que tanto têm contribuido para manter costumes e tradições. Um dos objectivos da iniciativa foi precisamente angariar fundos para a manutenção dos ranchos, uma vez que “os trajes utilizados são tipicos, com tecidos que já pouco se encontram e como tal custam dinheiro” segundo António Manuel Pereira.
Organizada pela Câmara da Covilhã, “a iniciativa é uma forma simpática de desejar aos covilhanenses um bom ano de 2004, como se fazia antigamente. Temos cinco ranchos folclóricos reconhecidos pela Federação Nacional de Folclore e é nossa obrigação promover estas iniciativas dando a conhecer à cidade como se davam as Boas Festas”, refere Maria do Rosário, vereadora da cultura da Câmara Municipal da Covilhã.
Ao longo de hora e meia, foram várias as pessoas que passaram pela Misericórdia louvando a iniciativa e que partiram a cantarolar algumas das quadras mais conhecidas das janeiras: “Ainda agora aqui cheguei/ já pus o pé na escada/ logo o meu coração disse/ aqui mora gente honrada!”.