O material desportivi não chegou para as encomendas na Serra da Estrela
Serra da Estrela
Mais de mil pessoas por dia na estância de esqui

A afluência à estância de esqui da Torre duplica neste Natal. Em anos anteriores, a média diária situava-se nas 400 pessoas, mas em 2003 houve dias com mais de mil pessoas.


NC / Urbi et Orbi


"Noutros anos, a média diária de praticantes rondava os 400. Mas nos últimos dez dias superámos as mil pessoas". É este o balanço que Paulo Ramos, director geral da Turistrela, faz da afluência de pessoas à estância de esqui da Torre, na Serra da Estrela, no período do Natal e Passagem de ano.
Segundo este responsável, em alguns dias, o material de esqui e snowboard, que ronda os cerca de 600 equipamentos, chegou a esgotar o que fez com que a Turistrela viesse mesmo a encomendar mais material, de forma a que a situação não se repita. O facto de haver mais condições de segurança nas pistas, haver uma nova telecadeira, canhões para produção de neve artificial e um novo edifício de apoio fez com que a estância ganhasse "uma nova dinâmica", segundo Paulo Ramos. Mas também por isso a afluência de pessoas fez com que se sentissem as necessidades da Serra, como por exemplo, diz o dircetor da Turistrela, a criação de novas infra-estruturas como o alargamento da zona de esqui e o eventual condicionamento de trânsito na estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida.
Segundo a GNR, durante os últimos dias do ano, cerca de 10 a 12 automóveis percorreram a estrada que liga os Piornos à Torre e à Lagoa Comprida, pelo que escoar o trânsito foi tarefa complicada para os efectivos da Guarda, que quase se limitaram a mandar circular, já que muitos parques de estacionamento ficaram completamente lotados logo às nove da manhã.