A jovem divide o seu tempo entre a UBI e o quartel de bombeiros
Estudante e bombeira
Uma soldado da paz à prova de fogo

Jovem estudante da UBI é bombeira voluntária no Fundão desde os 12 anos. Uma actividade de risco que lhe permite ser útil à sociedade.


Por Marta Nogueira


Vera Antunes, de 24 anos, é aluna do 4º ano de Ciências da Comunicação e simultaneamente, é bombeira na Associação dos Bombeiros Voluntários do Fundão. Vera confessa que nem sempre é fácil conciliar estas duas actividades, não deixando no entanto de fazer os seus piquetes de fim-de-semana. "Estudo na Covilhã e sou bombeira no Fundão. Tenho aulas de manhã e de tarde e por vezes, quando toca a sirene, não posso ir. Nem sempre tenho disponibilidade", explica a jovem.
Foi em 1992, com apenas 12 anos, que Vera decidiu seguir o exemplo do seu irmão e das suas colegas de infância, já então bombeiros. Mas é sobretudo a sua paixão pelo outro e o poder fazer algo pela sociedade que motiva a estudante a ser uma soldado da paz. "Sempre gostei de ajudar os outros e sinto-me útil à sociedade. Há situações em que a vítima chega à unidade hospitalar sem vida e não podemos fazer nada. Mas há outras em que conseguimos manter a vítima viva até ao hospital e isso é muito
gratificante. Com o carinho que nos dão somos recompensados", esclarece Vera. Destemida e aventureira, a bombeira recorda uma situação em que sentiu perigo ao constatar que o fogo fez remoinho e se dirigia para a sua equipa.
Relata outro episódio em que ia sofrendo um acidente de viação no carro de bombeiros que a transportava. Os fogos do Verão passado na Serra da Estrela tocaram muito a voluntária que os combateu corajosamente. "Tivémos um fogo que durou duas semanas. Nesse período de tempo fui dormir a casa dois dias", recorda.
Vera Antunes enveredou pelo ramo de Publicidade e Relações Públicas e espera que a sua futura situação profissional seja favorável a que continue a missão de voluntariado a que, ainda em criança, se propôs.