Através das lentes






National Geographic
















Por Catarina Rodrigues

A National Geographic lançou recentemente um livro de fotografias pertencentes ao arquivo da revista. “Através das lentes” é o nome da obra que reúne peças da valor incalculável. Um olhar sobre todos os cantos do mundo e uma forma de conhecer verdadeiros talentos artísticos. Estão presentes trabalhos de fotógrafos como Hiram Bingham, que redescobriu Machu Pichu em 1911, Reza, David Alan Harvey, Joddi Cobb, William Albert Alard e Sam Abell.
A revista centenária incentiva mais uma vez à divulgação do conhecimento geográfico. O livro está divido por secções com pequenos textos introdutórios sobre os vários continentes. Desde as culturas encruzilhadas da Europa, até à América, passando pelos segredos de África e do Oriente. Não são esquecidas as ilhas, os oceanos e até mesmo o espaço.
Desde a primeira fotografia da National Geographic, publicada em 1890, a revista tem estabelecido ao longo da sua existência novas fronteiras na história do fotojornalismo.
O prazer da fotografia e o seu poder de comunicação são evidentes nesta obra que desperta o interesse pelas viagens e por novas descobertas. Um livro que mostra desertos, florestas, selvas, o mar e a simples vida quotidiana. Uma obra com espaço para o campo e a cidade, para alegrias e tristezas, para a confusão e a calma. São momentos parados no tempo. Uma janela aberta para esse mundo que é o nosso.