A autarquia covilhanense pretende tornar as Penhas da Saúde numa excelente zona de lazer
Serra da Estrela
Casas das Penhas podem vir a ser trocadas por apartamentos

As famosas casas poderão ser trocadas por apartamentos. Esta hipótese, para resolver o problema das construções em zinco na Serra da Estrela, saiu da reunião que juntou à mesma mesa diversas entidades com o objectivo de discutir estratégias para a promoção do turismo e o ordenamento do território.


Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Os proprietários das 170 casas em zinco das Penhas da Saúde, situadas acima da Pousada da Juventude, podem vir a trocar as casas por apartamentos a construir junto à piscina. Uma forma de resolver o problema de impacto paisagístico que a Câmara da Covilhã quer ver solucionado. A proposta, que irá ser estudada, foi uma das decisões saídas do encontro que reuniu na terça-feira, 13, várias entidades que têm uma palavra a dizer na intervenção na Serra da Estrela.
Com esta medida, avançada na reunião promovida pela autarquia, "as pessoas ficariam com direito ao uso dos apartamentos durante algum tempo do ano e no restante teriam que os ceder, para alugar, de forma a recuperar a quantia investida", diz Carlos Pinto, presidente da câmara. Embora essas pessoas sejam os proprietários da habitação.
Esta hipótese surge depois de duas outras terem sido equacionadas: a reconversão ou a demolição, que implicaria transferir para outra zona a construção ou o pagamento de indemnizações. "Esta terceira hipótese é uma saída que valoriza o património das pessoas, porque lhes garante que ele será cuidado", refere. O autarca sublinha ainda que, nesta matéria, "tudo o que for feito será de comum acordo". "O que se pretende aqui é garantir os direitos das pessoas mas também a qualidade urbanística", acrescenta.

Mais dois hotéis

Em cima da mesa deste encontro esteve um conjunto de propostas de investimento na Serra da Estrela que visam a promoção do turismo e o ordenamento do território, orçadas em 35 milhões de euros.
A construção de dois hotéis, um nas Penhas e outro na Varanda dos Carqueijais, mais 600 fogos habitacionais, novos bungalows, um pavilhão polivalente com capacidade para três mil pessoas, espaços comerciais e de lazer, um posto da GNR, o tão falado casino e um spa, no local em tempos pensado para o teleférico, fazem parte do plano que foi analisado.
A “zona dois”, área das Penhas da Saúde nas imediações da piscina, será a primeira a ser intervencionada, com as obras dos arruamentos, saneamento, abastecimento de água, comunicações e electricidade. Um projecto que a autarquia espera pôr a concurso já em Maio. No total, as infra-estruturas previstas para as Penhas da Saúde rondam os 400 mil euros. O hotel e o estudo prévio do pavilhão multiusos devem ser os próximos projectos a apreciar. A criação de uma comissão de acompanhamento do plano de urbanização foi outra das decisões tomadas neste dia.
Para mais tarde vai ficar a chamada “zona um”, na Varanda dos Carqueijais, cujo plano de pormenor, que define a tipologia que se pretende para a área, foi apresentado aos participantes no encontro. Essa calendarização posterior tem a ver com “questões de natureza de transformação dos solos”.
A proveniência do financiamento ainda é uma incógnita, mas Carlos Pinto diz que virá de vários sítios e sublinha que “estão criadas as condições para que os investidores privados venham para a Serra da Estrela”. Embora se esteja a contar com fundos comunitários e do Estado, assim como com investimento da Câmara e da Turistrela, empresa concessionária.
Carlos Pinto mostra-se satisfeito com a iniciativa, que considera ser mais um passo “para criar uma frente de turismo de montanha em Portugal” virado para uma oferta de qualidade. Isto, numa zona que viu este ano o número de visitantes que vêm fazer esqui triplicar em relação a anos anteriores. Quando concluído o plano irá criar 800 postos de trabalho, salienta o edil.
Na reunião participaram, entre outros, responsáveis das Secretarias de Estado do Ordenamento do Território e do Turismo e do Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo.