Criação definitiva
Professores já têm Clube

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


Já está criado o Clube do Professor da Covilhã (CPC). Trata-se de uma iniciativa pioneira na Beira Interior, cujos sócios são ou já foram professores, e que abrange um universo de cerca de 2500 docentes, desde o ensino primário até ao universitário.
Criar um espaço sócio-cultural e dinâmico para os professores desenvolverem actividades que contribuam para dignificar a sua profissão e elevar a sua auto-estima enquanto baluartes de construção social é, de acordo com Isabel Fael, presidente do conselho executivo da Escola Secundária de Campos Melo, o principal objectivo deste Clube. Uma ideia que "surgiu a partir de um grupo de 16 professores dos vários tipos de ensino do concelho da Covilhã, constituído em Comissão Instaladora", como revela a presidente.
De facto, este grupo de professores tem vindo já a realizar algum trabalho e a reunir as bases para o projecto, que tem já projectado para o próximo dia 24, o Congresso de Formação do Clube. Um Congresso que serve como "pontapé de saída para a formalização do CPC e para dar entrada ao seu funcionamento com os órgãos e debater estatutos", salienta. A inauguração da sede está prevista para as 15 horas e 30. Uma hora mais tarde, às 16 horas e 30, o Congresso, a ter lugar no Hotel Dona Maria, "tem prevista a apresentação dos objectivos do CPC, a aprovação da comissão instaladora e a marcação da data da assembleia constituinte", afirma. A terminar, pelas 20 horas, um jantar convívio no mesmo local.
Segundo a presidente do conselho executivo, esta meta do CPC não teria sido conseguida sem apoio incondicional da autarquia. "Para podermos chegar até aqui, fizemos já várias reuniões com o presidente da Câmara onde foram acertados, entre outros aspectos, a necessidade de um espaço onde nós nos encontramos, que será formalmente inaugurado no dia 24", sublinha.

Estatutos a desenvolver

"Do trabalho realizado até aqui, destacaríamos o esboço dos estatutos provisórios que tentamos desenvolver", afirma Isabel Fael, referindo, entre os quais, "promover eventos e criar dinâmicas que possam vir dar corpo a esta ideia, realização de reuniões, encontros, seminários, debates, conferências, simpósios, ateliers sobre os temas mais diversos, exposições e lançamentos de livros, esculturas pinturas e outras formas de expressão artística". Para além disto, "pôr em funcionamento um serviço de restauração como elemento âncora de encontro entre os associados, promover concursos de dinamização de actividades culturais diversas, organizar viagens de turismo cultural e de lazer" são outras coisas a realizar, como anuncia. Assim, estes docentes acham que este espaço "pode e deve constituir-se como um espaço privilegiado de interacção entre os professores dos vários graus de ensino".
Para já, este é um projecto que foi pensado só para o concelho da Covilhã. No entanto, Isabel Fael adianta que, "se assim se justificar, posteriormente, poderá ser alargado a outra regiões".