Por Margarida Catrola


O Teatr'UBi prepara-se para mais uma estreia

“O teatro é uma festa!” é assim que Viriato Morais, encenador da próxima peça do Teatr’UBI, descreve a arte de representar. E para que seja uma festa alegre nada melhor que revisitar D. Quixote, uma personagem lendária, que segundo o encenador “todos temos dentro de nós.” Fugindo do texto original de Cervantes, Viriato Morais procurou um “D. Quixote português” e encontrou-o escrito por António José da Silva, num texto de 1733, pensado para um teatro de marionetas. Por ser um texto desactualizado, “tendo em conta o desenvolvimento do nosso conhecimento”, o encenador resolveu “revisitá-lo com todo o potencial imaginativo de hoje”.
Sendo uma personagem muito antiga, D. Quixote “ainda está muito presente”. Esta peça escrita originalmente por Cervantes no século XVI, publicada em duas partes no século seguinte, teve versões em banda desenhada, teatros, bailados, filmes, óperas, influenciando muitas gerações. Agora tem estreia marcada pelo Teatr'UBI para o próximo dia 10 de Fevereiro.
O encenador não tem como objectivo transmitir uma mensagem, quer apenas “divertir o público” e pretende que este se abstraia dos problemas enquanto estiver a ver a peça. Viriato Morais espera que os “actores iniciantes se divirtam, que enfrentem o palco sem medo e consigam transmitir sentimentos”, porque afinal “é de sentimentos que o teatro vive”.