Castelo Branco
"Enfermeiros" querem nova casa

O director da Escola Superior de Saúde, Carlos Maia, relembra que as actuais condições são exíguas e por isso são precisas novas infra-estruturas. Por isso espera o início das obras ainda esta no para que os futuros enfermeiros tenham uma nova casa.

Céu Lourenço
NV / Urbi et Orbi


O director da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias pretende ver concretizada a curto prazo a construção da nova escola.
Carlos Maia, lembrando que "as actuais instalações são exíguas e com várias carências", mostra-se no entanto confiante que "ainda este ano as obras tenham o seu início", reconhecendo no entanto que "é extremamente desmotivador termos os recursos humanos para formar profissionais, dos quais existe muita carência na sociedade e, por falta de espaço físico e de condições para que os cursos avancem, julgo que essenciamente há falta de vontade política para resolver este problema".
Mas se por um lado, esta tem sido a parte negativa da vida desta comunidade escolar, o responsável pela ESALD lembra que "esta é uma escola em movimento, em que este ano vamos ter os nossos primeiros diplomados em fisioterapia e análises clínicas e de saúde pública. Também demos início no passado dia 5 de Janeiro, ao novo curso de complemento de formação e enfermagem, aguardando anciosamente a publicação da portaria para que se inicie um curso de especialização em enfermagem de saúde materna e
obstetrícia, que misteriosamente ninguém percebe porque é que tal portaria
ainda não está autorizada, já que o curso era para ter o seu início em Outubro passado". A propósito desta situação, Carlos Maia refere que "não há nenhuma justificação por tal demora" lembrando que "apesar de termos a informação por parte da entidade responsável de que está tudo bem, a realidade é que a portaria autorizadora ainda não apareceu".Sabendo-se que a nível nacional existe uma enorme carência de enfermeiros
especialistas em saúde materna e obstetrícia, Carlos Maia não esquece por exemplo que "o Hospital Amato Lusitano tem uma necessidade premente de enfermeiros especializados nesta área".Considerados por vários sectores como "uma referência" a nível nacional, os enfermeiros diplomados pela ESALD, o principal responsável diz "não ter dúvidas sobre tal facto" acrescentando no entanto que "não quero que tal, sirva de bandeira para à sua sombra, dizermos que não necessitamos de fazer mais nada. Bem pelo contrário, pois todos sabemos que o ensino da saúde é muito exigente, com actualizações constantes, pelo que acima de tudo o nosso trabalho tem sempre no horizonte, que a nossa escola seja uma referência a nível nacional".