Por Daniel Sousa e Silva


Carlos Pinto inaugurou a nova sede dos professores

O edifício “Arte e Cultura” da Câmara da Covilhã é o local da sede do Clube do Professor. A sua inauguração deu-se no passado sábado, 24, e contou com a presença do edil covilhanense, Carlos Pinto.
José Luís Adriano, da Comissão Instaladora do Clube do Professor, admitiu que aquele dia “é a demonstração de que o sonho tomou pernas e se pôs a andar”.
Adriano é da opinião que a cidade da Covilhã “fica beneficiada” com a existência do Clube, porque “é um espaço onde fica potencial científico concentrado”.
Um outro elemento da Comissão Instaladora, Sílvia Fonseca, afirma que “a sede é uma local de partilha com os colegas, que vão desde educadores de infância a professores universitários”. Na altura da inauguração, Sílvia Fonseca confessa ser “um momento de muita alegria”, mas com a esperança de que seja “apenas o início”. A docente espera que a recém inaugurada sede se torne “um local de muito debate e cultura, onde se possa passar bons momentos e onde, acima de tudo, os professores possam conviver”
Para já há uma proposta de plano de actividades, que vai desde tertúlias, a exposições, vendas, de mostras gastronómicas, também estamos a pensar na organização de viagens de turismo e lazer. “Planos não nos faltam”, comenta Sílvia Fonseca, deixando no ar o mote de expectativa a que “os associados venham ao Clube e tragam mais ideias”.
De momento, está a decorrer na sede do Clube do Professor uma exposição de várias obras de arte realizadas por professores, que vai estar disponível para visita pública até dia 5 de Fevereiro.
O Clube do Professor conta com 250 associados, o mesmo número de pessoas que expressou vontade em participar no Congresso de Fundação do Clube do Professor da Covilhã, que teve lugar, no Hotel D. Maria, logo após a inauguração do novo espaço.
No dia 7 de Fevereiro, vai decorrer a Assembleia Constituinte, que terá na mesa dois pontos fundamentais: a aprovação dos estatutos, que já estão disponíveis como proposta da Comissão Instaladora, e o estabelecimento do valor da quota. O valor ainda não está definido. José Adriano acredita que “o valor que vai ficar definido depende do conhecimento mais aprofundado do Clube”, já que, para Adriano, “o valor com o conhecimento da obra será certamente diferente daquele que se aprova sem conhecimento desta”.
A Assembleia Constituinte vai ser o primeiro acto realizado no auditório da sede do Clube.