Por Daniel Sousa e Silva


Pedro Ramos é um dos organizadores do IMAGO

O Pavilhão Multiusos do Fundão é o local de execução da edição 2004 do IMAGO, V Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem. Neste espaço vai ser instalada uma tenda com capacidade para 200 pessoas. O evento vai decorrer entre os dias 2 a 9 de Outubro
Pedro Ramos, da Cooperativa Cinema Jovem, instituição organizadora do IMAGO, afirmou que o festival mantém as mesmas linhas, mas vai existir “mais variedade” e “qualidade”
O festival vai custar entre 100 e 150 mil euros e a Câmara Municipal do Fundão vai apoiar com 25 mil euros pagos em 12 prestações para “facilitar a organização e disponibilizar as verbas na CMF”. Os restantes custos são apoiados pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia, Programa Media, Instituto Português da Juventude e patrocinadores privados.
Luís Cipriano abre o evento com uma partitura original. O maestro vai musicar o filme “The Kid”, a primeira longa-metragem de Charlie Chaplin, em 1921.
Em competição vão estar mais de 70 curtas-metragens. Enquanto no passado existia apenas uma secção competitiva, na edição 2004 existem três. Competição internacional de curtas-metragens nas áreas de animação, ficção e experimental, que já existia, panorama nacional,que entra este ano como competição, e o “Docs in Shorts”, que é não é mais do que o DokFilm, festival de curtas-metragens documentais criado em Março do ano passado no Fundão e que agora passa a ser integrado no IMAGO.
As iniciativas extra-competição vão ser variadas. Taxi Driver e outros filme que Martin Scorsese realizou no início da sua carreira, vão integrar a prospectiva do realizador até aos 35 anos.
Haverá uma retrospectiva de Mathew Herbert. Um dos mais respeitados músicos da actualidade poderá estar presente no IMAGO para orientar um workshop e fazer parte do júri internacional. Herbert é muito utilizado pelos jovens realizadores para compor as bandas sonoras electrónicas. Assim, serão mostrados pela primeira vez em Portugal seis filmes de realizadores como Justin Kerringan, Blanca Li, Kristian Levring ou Donald Cameron para os quais o músico compôs a banda sonora.
Uma das vertentes do IMAGO, o “Sound & Vision Experience” vai ser, nas palavras de Pedro Ramos, “completamente renovado, com mais actuação ao vivo, mais DJ’s internacionais, mais video-jamming e video-clips, como se fosse uma secção à parte do próprio festival”.
Haverá também workshops, programa para as escolas e outras novidades
O vereador da Cultura da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, é da posição que a aposta no IMAGO se integra na “política de desenvolvimento do concelho”, reiterando que a autarquia fundanense “está a fazer um grande investimento em equipamentos culturais”.
O encerramento do festival é a 9 de Outubro também com um filme-concerto. O duo britânico ALPHA, especialista na música electrónica e que colaboram com o grupo “Massive Attack” vão musicar “Le Brasier Ardent”, realizado pelo russo Ivan Mosjoukine, em 1923.


Para saber mais visite a página oficial do IMAGO em http://www.imagofilmfest.com/