O comandante dos BVC falou sobre segurança e acidentes
Conferência sobre veículos automóveis
Civismo aliado à segurança

A conferência sobre segurança e acidentes em veículos automóveis contou com a participação do Comandante dos Bombeiros da Covilhã. José Flávio Martins partilhou a sua experiência com uma plateia interessada e participativa.


Por Ana Filipa Cipriano


No Departamento de Engenharia Electromecânica realizou-se uma conferência sobre segurança activa e passiva, que teve lugar na passada quinta feira, 22. O orador convidado foi José Flávio Martins, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e formador da Escola Nacional de Bombeiros.
Foi a terceira conferência que realizou na UBI sobre desencarceramento em viaturas. Na Europa, 48 por cento das mortes na estrada devem-se a impactos frontais. Segundo José Flávio Martins, “para alterar estes números trágicos é preciso civismo nas estradas, novas tecnologias ao serviço da segurança rodoviária e ensaios de impacto eficientes”. Os meios de segurança activa como o sistema de travagem ABS e segurança passiva (airbags) também podem prevenir muitas mortes.
As estradas portuguesas podem ter erros de projecto e apesar dos muitos locais perigosos “é necessário ter cuidado na estrada, respeitar as regras de trânsito e ter uma preocupação acrescida com a segurança”, acrescenta o responsável.
Na palestra foram ainda abordados temas como a história do automóvel. A segurança só passou a ser importante depois de 1965. A partir dos anos 90 ocorreu uma evolução nas ligas de construção de automóveis, uma temática sobre a qual se tentaram sensibilizar os alunos de Mecânica.