Oficina de Poesia
Crianças de Belgais escrevem poemas

NC / Urbi et Orbi


Vinte e um poemas escritos por crianças da Beira Baixa integram o número especial da revista "Oficina de Poesia" dedicado a Belgais, lançado na segunda-feira, 26, no Centro para o Estudo das Artes daquela localidade.
Este número é o resultado das actividades desenvolvidas pela Oficina da Poesia (curso livre criado em 1996 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - FLUC) no centro fundado e dirigido pela pianista Maria João Pires em Belgais, no concelho de Castelo Branco, e que culminaram, entre outras acções, na redacção de poemas pelas crianças envolvidas.
"A terra vai ser simples/e bonita como a noite", "o poema é as flores/o piano é um poema" - escrevem alguns destes pequenos poetas, com idades entre os seis e os dez anos, nos textos reproduzidos no nº 2 da revista "Oficina de Poesia", da Universidade de Coimbra.
"Desafiámos estas crianças a brincar com as palavras, enquanto nos falavam da experiência dos vários materiais com que trabalhavam a arte: da experiência da matéria que constitui o seu próprio corpo - na voz, no movimento, no ouvido, nos pés, nas mãos - e da experiência do corpo da natureza - nas pedras, nas árvores, no rio", refere, em editorial, a directora da "Oficina de Poesia", Graça Capinha.
João Rasteiro, do conselho de redacção da revista, disse à Agência Lusa que nestes "workshops" com as crianças gerou-se uma interacção entre várias artes como a poesia, música, dança e pintura, e a natureza.
Além de Maria João Pires e de elementos da "Oficina de Poesia", participaram nestas actividades, entre outros, a bailarina e filósofa Cristo Torres, a consultora em escrita criativa (com três décadas de experiência em escolas primárias e secundárias do estado de Nova Iorque) Sheryl Robbins e o pianista Caio Pagano.É publicado pela Palimage Editores e tem o apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra, do conselho directivo da FLUC e do Centro de Estudos Sociais. O Centro de Belgais para o Estudo das Artes e a FLUC celebraram, há dois anos, um protocolo de colaboração, no qual se inserem as actividades ali desenvolvidas pela Oficina de Poesia.