DGE organiza em Abril
Jornadas Internacionais de Marketing

Os primeiros dois dias de Abril na UBI vão ser de palestras e debates sobre o marketing público e não-lucrativo.

Por Daniel Sousa e Silva


Na sequência do projecto lançado em 2002 pela Universidad de León (Espanha), cabe em 2004 ao Departamento de Gestão e Economia (DGE) da Universidade da Beira Interior, em colaboração com o NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, organizar as III Jornadas Internacionais de Marketing Público e Não Lucrativo, a realizar nos dias 1 e 2 de Abril
As jornadas representam, como está descrito na sua página da Internet, “um espaço privilegiado para o debate e reflexão dos problemas e desafios que se colocam ao marketing no contexto específico das instituições públicas e de carácter não lucrativo”.
O NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais é “um centro de investigação interdisciplinar” da UBI. Tendo iniciado as suas actividades em Setembro de 1996, o seu objectivo tem sido desde então o de “promover a investigação na área das ciências da administração e, em particular, sobre as pequenas e médias empresas, numa base regional e internacional”. Através da identificação dos factores de sucesso destas empresas pretende-se contribuir para uma melhoria do seu desempenho e competitividade.
As actividades do NECE incluem seminários, workshops, mesas redondas, conferências e cursos, bem como a coordenação de projectos de investigação e de trabalhos de grupo. Para este propósito, o NECE proporciona suporte intelectual, logístico e financeiro para as actividades de investigação. É mantida uma forte colaboração com a UBI e investigadores de outras instituições nomeadamente com universidades europeias e da América Latina contribuindo “para o desenvolvimento do potencial científico dos investigadores da UBI e o reforço das ligações internacionais”. A coordenadora científica do NECE é Ana Ussman, docente do DGE. Desde 1998, as actividades do NECE são apoiadas financeiramente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Neste âmbito de partilha de saberes, o NECE já organizou a 24 de Novembro de 2000 II Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial e o V Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, 14 de Novembro de 2003.