Ana Maria Fonseca

Parabéns Urbi!
Único desde o início



Quando saiu a primeira edição do Urbi@Orbi, há quatro anos, este era o único jornal on-line de um curso de Ciências de Comunicação no País.
Uma inovação que se tornou uma imensa vantagem para os alunos que optam pela especialização em jornalismo durante o curso, que assim dispõem de um instrumento de trabalho prático, efectivo, que lhes permite sair da UBI com experiência adquirida. Mas também uma mais valia para toda a Universidade que passou a ter um meio de informação fidedigno e assíduo, semanal, através de notícias actualizadas todas as terças feiras. Uma oportunidade não só de transmitir informações relevantes internamente, mas de as partilhar com todos os interessados, uma vez que o seu suporte é a Internet, dispolibilizando-o on-line para todo o mundo.
Para muitos ex-alunos da UBI, o Urbi@Orbi tornou-se o elo que os continua a vincular à UBI e também à Covilhã e à região. Muitos mantém o hábito adquirido ao longo do curso de todas as terças feiras consultarem, onde quer que estejam, as novidades da Universidade onde estudaram e do local onde viveram vários anos.
Provavelmente não vale a pena continuar a falar de todas as vantagens que esta publicação trouxe à licenciatura, à Universidade, à Covilhã... Penso que são sobejamente conhecidas. Mas não posso deixar de referir que, se quando começou há quatro anos era o único no seu género, continua a sê-lo quando, a partir dele nasce um suporte de papel. Normalmente a evolução acontece no sentido inverso. São extremamente raros os jornais nascidos on-line que avançaram posteriormente com um sucedâneo em formato de papel. E muito mais ainda, senão inexistentes, os de uma universidade. É por isso, mais uma vez, de realçar a importância do jornal da UBI que não pára de crescer e de inovar, querendo chegar a cada vez mais leitores, como é exigido numa época também conhecida por era da informação.
Além disso, a partir do dia do seu quarto aniversário, o Urbi vai passar a estar assente numa base de dados. Mais uma inovação que pretende acompanhar a evolução de uma publicação que é, também, um grande arquivo dos acontecimentos que reproduzem a dinâmica da UBI, e uma prova de que, mesmo no Interior, é possível inovar e criar algo de único no País.
Parabéns!