Catarina Rodrigues

Urbi “ao contrário”


O acordar à segunda feira é sempre diferente. O início de mais uma semana está aí, mas para quem trabalha no Urbi é algo mais que isso, é do dia de “fecho” do jornal, sempre agitado... e as horas que passam a correr. Vivi esta agitação intensamente, às vezes era difícil, mas agora confesso que tenho saudades. A verdade é que todo o esforço das sucessivas segundas-feiras é compensado quando na terça seguinte o jornal chega à UBI, à cidade, à região e a todo o mundo, graças às potencialidades da Internet.
O Urbi completa mais um aniversário o que me faz recordar com saudade o dia a dia em que trabalhei para o jornal, contando sempre com a ajuda do professor Fidalgo, da professor Anabela, do professor Canavilhas e dos alunos que colaboravam semana após semana (uns mais que outros).
Não resisto a contar aqui a história do dia em que pela primeira vez “fechei” o jornal. Agora tenho vontade de rir, mas naquela data foi uma grande atrapalhação. Muitos pormenores em que era preciso pensar, num mundo em que tudo era novidade para mim. Para além de dar os primeiros passos no jornalismo dava também os primeiros passos no mundo virtual. Tudo parecia correr bem, mas a verdade é que quando coloquei o jornal on-line tudo apareceu desconfigurado... Opinião onde deviam estar notícias, notícias onde deviam estar fotografias, enfim... O susto foi total. E agora o que fazer? Nessa noite não dormi, mas no dia seguinte com a ajuda, experiência e muita paciência da Catarina Moura tudo voltou ao normal e o Urbi voltou a ser como era. Recordo as palavras animadoras do professor Fidalgo a propósito deste episódio: “foi o baptismo da nova chefe de redacção”. Mas tenho a certeza que também ele se assustou quando viu o seu Urbi “ao contrário”.
O jornal on-line da Universidade da Beira Interior completa agora quatro anos com edições semanais ininterruptas fazendo o possível e o impossível para informar não só a academia, mas toda a comunidade envolvente. Deixemos agora de falar do passado para pensar no futuro. Como há quatro anos atrás deu os primeiros passos na versão on-line, o jornal percorre agora o início de uma caminhada na versão em papel que promete ter o mesmo sucesso que a anterior. E na versão on-line pode ainda ter muitas apostas a fazer aproveitando todas as potencialidades que a Internet oferece. Mas terá que ter sempre em conta os condicionalismos de ser um jornal completamente elaborado por alunos, o que poderá ser também uma vantagem se pensarmos em pessoas com ideias e desejo de inovar.
O Urbi será sempre o meu jornal. Não há uma única segunda feira que não me lembre de outras segundas feiras bem diferentes e mais agitadas. Nem há uma única terça feira em que não visite o www.urbi.ubi.pt e veja todas as novidades que o nosso jornal tem para contar.
Parabéns ao Urbi et Orbi, ao professor Fidalgo, ao Daniel Silva, actual chefe de redacção e a todos os que de algum modo contribuíram para que este jornal exista e tenha um longo futuro à sua frente.