Assembleia Municipal vai ter de decidir sobre qual será a Comunidade Urbana em que a Covilhã se irá integrar
Consenso pela maior abrangência possível
Comunidade Urbana alargada é o desejo da Assembleia Municipal

Todos os partidos com representação na Assembleia Municipal da Covilhã expressaram a sua aspiração a que Comunidade Urbana englobasse os municípios de Guarda e Castelo Branco.


Por Daniel Sousa e Silva


Só uma pessoa não falou em união entre Guarda e Castelo Branco na última Assembleia Municipal da Covilhã, decorrida na passada sexta feira, 13. Jean Pierre Gomes, deputado municipal pelo PSD, disse, de forma clara: “entre Castelo Branco e a Guarda, opto pela Guarda”. Mas foi o único a apresentar uma posição definida sobre a eventual escolha de um concelhos à qual a Covilhã se uniria para constituir uma Comunidade Urbana.
O presidente da Câmara da Covilhã não quis ainda se pronunciar sobre a sua opinião pessoal sobre a processo, relegando esse papel para a Assembleia Municipal, órgão competente para decidir sobre a matéria.
No entanto, Pinto refere que a Covilhã “está bem posicionada para fazer uma excelente opção”, que mais uma vez criticou os presidentes da Guarda e Castelo Branco, Maria do Carmo Borges e Joaquim Morão, pela sua intransigência. “O receio de Castelo Branco e Guarda é deixarem de ser capital de distrito. Até agora têm recebido, sem fazerem nada no seu regaço o Tribunal Administrativo, a Segurança Social central, o Comando da PSP”, divulga. O edil questiona-se da razão porque tudo isso vá para apenas para capitais de distrito.
Apesar de não concordarem com este modelo de descentralização, Miguel Nascimento e Victor Pereira, do PS, e Jorge Fael, da CDU, consideraram que o formato ideal de Comunidade para a região seria a que agregasse o maior número possível de municípios da Guarda e Castelo Branco. Isilda Barata, do PP, também é da mesma opinião.
Carlos Pinto pretende marcar uma Assembleia Municipal Extraordinária para Março, para que os deputados se pronunciem sobre a proposta que a autarquia vai redigir para constituição de comunidade urbana.
Durante o dia de ontem, segunda feira, e hoje, Carlos Pinto está em negociações com os dois municípios para tentar criar uma Comunidade Urbana “o mais abrangente possível”, mas o edil não adianta pormenores das conversações.