Guarda
A cidade "bioclimática ibérica"

A Guarda é por excelência, uma cidade vocacionada para o tratamento de doenças respiratórias. E isto tudo devido à qualidade do ar que ali se respira.

NC/Urbi et Orbi


O índice de pureza e qualidade do ar que se respira na Guarda tornou-a, desde sábado, 7, a "Cidade Bioclimática Ibérica", classificação atribuída pelas grandes potencialidades da região para tratamento de doenças respiratórias.
A certificação é concedida através do Instituto Clínico de Alergologia do Hospital Inglês (ICAHI) de Lisboa.
Pedro da Mata, responsável daquele Instituto, em declarações à Lusa, diz que esta classificação "vai potenciar a Guarda no tratamento de doenças respiratórias, atendendo sobretudo à grande qualidade do ar na região que, acima dos 700/800 metros de altitude, torna mais raros os ácaros e fungos e [onde] os polens continuam a existir mas em menor quantidade".
A classificação "implica que na Guarda possam ser criados, por industriais ou entidades políticas, iniciativas ou investimentos que permitam utilizar esta certificação como uma garantia no tratamento daquelas doenças", referiu.
O processo foi iniciado pela Câmara Municipal, em colaboração com parceiros locais e nacionais e, segundo o ICAHI, terá comprovado que a zona da Guarda é "uma área privilegiada, beneficiando de todas as condições naturais da vizinhança do maciço da Serra da Estrela, às quais se juntam características próprias".
Para o efeito foi constituída a "Guard-Ar /Associação para a Promoção do Ambiente e saúde do concelho da Guarda" integrada por médicos pneumologistas e industriais da região.
Os promotores definiram como objectivo a realização de estudos exaustivos sobre a "evolução dos ecossistemas, a qualidade do ar e níveis de poluição, o impacto da presença humana e respectivas manchas urbanas, factores biológicos e climáticos que possam ser importantes na abordagem de determinadas condições clínicas, como as doenças pulmonares e alérgicas".
Os estudos, coordenados pelo ICAHI e iniciados em Novembro de 2002, vão prosseguir por mais um ano, para confirmar a qualidade do ar da Guarda, situada a 1.056 metros de altitude, que Pedro da Mata classifica como "cidade com qualidade ambiental com características específicas, sem poluição e com interesse no tratamento de doenças respiratórias, protegida climaticamente, o que conduz a ser uma cidade bioclimática".
Entretanto, no âmbito do Congresso de Bioclimatismo que decorreu no sábado, foi assinado um acordo de geminação com a cidade francesa de Briançon, cidade onde está sedeada a Federação Europeia de Bioclimatismo. O Congresso sobre Bioclimatismo e Doenças Respiratórias da Guarda visou divulgar os estudos realizados sobre o ar desta região, o custo do tratamento das doenças respiratórias, o projecto da Guard-Ar e a importância deste tipo de tratamento para a estratégia futura da cidade.