Por Daniel Sousa e Silva


As três entidades assinaram o documento

Foi assinada ontem, segunda feira, uma exposição/proposta entre a Câmara da Covilhã, Junta de Freguesia de Aldeia de S. Francisco de Assis e Sindicato dos trabalhadores da Indústria Mineira – Delegação da Panaqueira sobre a situação actual das Minas da Panasqueira a ser entregue no Ministério da Economia e no Ministério do Trabalho.
Carlos Pinto, edil covilhanense, reconhece que o documento assinado “trata de problemas que já se sabiam”, mas que foram passados para o papel “para o Governo poder saber os problemas desta empresa tão importante para o concelho e para a região”.
A esperança de Carlos Pinto é que seja possível “manter os postos de trabalho e a continuidade de laboração na mina”, mas admite que “não se podem fazer promessas nesta altura” de possível suspensão por tempo indefinido das Minas.
Quanto a resultados práticos da proposta, Carlos Pinto prefere “manter as expectativas baixas, para caso corra tudo bem se fique mais contente do que ter expectativas elevadas e ficar-se frustado”.
Manuel Matias, do Sindicato dos trabalhadores da Indústria Mineira – Delegação da Panaqueira, declarou que “existe alguma confusão sobre o facto efectivo da suspensão da extracção”. O sindicalista revelou que Bryce Porter, administrador da empresa, lhe afirmou, há cerca de um mês, que “existe ainda um grande potencial de minério por explorar na Panasqueira”.
O presidente da Junta de Freguesia de Aldeia de S. Francisco de Assis, José Campos, defende que “somos uma região e um País com recursos naturais limitados e não nos podemos dar ao luxo de os abandonar. Deve-se lutar até às últimas consequência por isso, quer pelos postos de trabalho, quer pela importância das Minas para a economia regional e nacional”.
As entidades subscritoras solicitam ao Ministério da Economia apoio governamental directo às Minas da Panasqueira. Uma ideia lançada por Manuel Matias é uma acção do género da empreendida nas Minas de Aljustrel, em que “o Governo apoiou a nível de melhoramentos de maquinaria e até manutenção de pessoal”
As Minas da Panasqueira empregam, hoje, 212 trabalhadores.


Para saber mais veja:
Pontos da Proposta