O Labcom trabalha diariamente na investigação das ciências da comunicação
FCT avalia centros de investigação em ciências da comunicação
Labcom é classificado de “Bom”

António Fidalgo, responsável pelo Laboratório de Comunicação Online da UBI, está contente com o resultado, mas acredita que podia ter sido melhor.


Por Daniel Sousa e Silva


O "Labcom - Laboratório de Comunicação Online da UBI" foi avaliado
em Outubro de 2003 pela primeira vez pela Fundação para a Ciência e
Tecnologia (FCT) e obteve a classificação de “Bom”. Para António Fidalgo, responsável pelo Labcom, a avaliação conseguida pode ser vista de duas perspectivas: tendo em conta que era a primeira vez que o Labcom é avaliado, o resultado da avaliação é "bom", afirma. Das novas unidades de investigação avaliadas só duas obtiveram a classificação de "Bom": o Labcom e o Centro de Investigação Media e Jornalismo.
O docente da UBI lembra que “apenas houve uma unidade com a classificação de "Muito Bom", o Núcleo de Estudos de Comunicação e Sociedade, a funcionar na Universidade do Minho, e que “já existe há alguns anos”.
Seguindo este raciocínio, António Fidalgo conclui que “o Labcom se encontra entre as melhores unidades de investigação no campo das ciências da comunicação em Portugal”.
Mas, segundo Fidalgo, a classificação conseguida “sabe a pouco”. O responsável pelo Labcom olha para o que se tem feito, “visível a todos nos projectos online que tem levado a cabo em www.labcom.ubi.pt”, e admite que a classificação “mais correcta seria a de "Muito Bom"”, lembrando que “o trabalho desenvolvido está patente a todos, já que graças à Internet qualquer pessoa pode aferir o trabalho de cada centro de investigação”
Em termos práticos, esta avaliação traduz-se num financiamento plurianual do Labcom pela FCT de 2700 euros por cada um dos nove investigadores doutorados, o que totaliza 24 300 euros por ano.
António Fidalgo explica que o dinheiro vai “servir fundamentalmente para avançar com projectos em curso, elencados na página web do Labcom, e para promover novos projectos”. O docente faz questão de salientar que “o financiamento do Labcom não poderá obviamente resumir-se a esta quantia”. Fidalgo esclarece que, neste momento, o Labcom conta com quatro bolseiras financiadas por outros projectos, nomeadamente duas pelo projecto Akademia e duas pelo Programa POSI, para a Sociedade de Informação.

Imagem da UBI

”O Labcom tem sido um verdadeiro Laboratório de Comunicação Online na UBI e que também tem contribuído muito para a boa imagem que a UBI hoje disfruta no mundo académico em Portugal”, defende António Fidalgo. Em particular o Departamento de Comunicação e Artes e a Faculdade de Artes e Letras beneficiam com o trabalho que diariamente se faz no Labcom.
Foi a primeira vez que a FCT constituiu um painel específico para avaliar os centros de investigação em ciências da comunicação, o que “revela a importância crescente desta nova área académica em Portugal”, considera.
Os congressos de ciências da comunicação que se realizam na UBI em Abril de 2004 “vão mostrar da forma mais cabal possível a realidade destas ciências em Portugal”, argumenta Fidalgo. A organização dos congressos é feita por membros do Labcom


Veja a avaliação a nível nacional dos centros de investigação em ciências da comunicação pela FCT.