O livro é uma publicação da UBI
Recolha de contos
Docente da UBI publica livro sobre literatura popular oral





Donizete Rodrigues é o autor de “O Terreiro das Bruxas:o religioso no maravilhoso popular”, um livro onde se faz uma selecção de textos de literatura oral, “recolhidos ao longo de vários anos de trabalhos de campo etnográficos em Portugal”, diz Rodrigues na Introdução da obra.
A oralidade como forma de reprodução de saber é um dos tópicos de Introdução aos contos. O sociólogo refere que “a oralidade desenvolve estudos morfológicos e estruturalistas, principalmente das manifestações mitológicas das sociedades primitivas, mas também do maravilhoso popular das comunidades camponesas, no contexto das sociedades complexas”.
O docente da UBI faz uma distinção entre diferentes tipos de literatura oral. Dentro dos contos, existem os contos de fadas, os religiosos, de proveito e etiológicos (falam sobre a origem das coisas). Além dos contos, existem também outras categorias de formas narrativas na narrativa popular. As lendas, fábulas, cantigas e provérbios são exemplos disso mesmo.
Os contos estão divididos, no livro, por temáticas gerais: Alma Penada, Bruxa, Diabo, Fada, Lobisomem, Moura Encantada. Nossa Senhora, Padre e Santos num total de 135 histórias ao longo das 260 páginas da obra.