António Fidalgo

Afinidades religiosas na Comunidade Urbana


A Sra. Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Maria do Carmo Borges, defendendo a limitação a sul da Comunidade Urbana, ao Fundão e a Penamacor, argumentou que não haveria afinidades entre os municípios do distrito da Guarda e os municípios a sul da Gardunha. Referindo a afinidade eclesiástica, Maria do Carmo Borges faz coincidir a área da Comunidade Urbana da Beira Interior com a diocese da Guarda. Efectivamente Fundão e Penamacor pertencem à diocese egitaniense e os municípios de Idanha-a-Nova e Castelo Branco já pertencem à diocese de Portalegre e Castelo Branco.
É um facto que as afinidades religiosas são tão ou mais importantes que as afinidades geográficas, económicas ou sociais. Mas a Sra. Presidente da Câmara da Guarda sabe certamente que a diocese da Guarda provém da antiga Egitânia, que é hoje a pequena Idanha-a-Velha do concelho de Idanha-a-Nova, na parte do distrito de Castelo Branco que se quer excluir por falta de afinidades religiosas. Não seria então a inclusão da velha Egitânia um reencontro feliz de raízes a nível religioso?
A Guarda tem uma inegável capitalidade religiosa que nenhuma outra cidade do interior, entre o Tejo e o Douro possui. Ora esse é um aspecto importante e que os decisores políticos regionais deveriam também ter em conta. Ou seja, a Guarda deveria procurar estender a sua esfera de acção, neste caso religiosa, a sul, e desse modo, reforçar o seu significado religioso. Já por várias vezes defendi a criação de um colégio religioso no seio da Beira Interior que se deveria situar no actual Seminário do Fundão, o único local que poderia acolher, dentro de uma distância semelhante, autocarros de alunos provindos de Castelo Branco e da Guarda. A auto-estrada está ai para nos unir, para criar novas instituições que só uma comunidade alargada tem capacidade de engendrar e de manter.
A diocese da Egitânia dos primórdios ia do Tejo ao Douro. Seria bom que a junção voluntária de municípios contíguos da actual reforma da administração do território pudesse conduzir à forma original dessa diocese.