Por Daniel Sousa e Silva


A Câmara vai estudar a proposta de reconversão do edifício emblemático da cidade

Um projecto para a adaptação do edifício da Garagem de São João, localizado no Largo das Forças Armadas, foi aceite para apreciação na última reunião de executivo municipal, decorrida na passada sexta feira, 20.
O vice-presidente da Câmara da Covilhã elucida que “a proposta que existia inicialmente para uma área comercial, mas agora é um projecto de edifício misto com dois pisos recuados”.
”O que existe é uma intenção de projecto, por isso a autarquia apenas vai apreciar, nada mais”, assegura Alçada Rosa, acrescentando que a ideia é tornar o edifício capaz de acolher comércio, habitação e estacionamento.
Um requisito necessário para a possível aprovação do projecto é o seu enquadramento com o Plano de Pormenor aprovado pela autarquia covilhanense.

Contrato para o Silo do Sporting emendado

Na mesma reunião, a Câmara da Covilhã aprovou uma alteração ao contrato estabelecido entre a Parq C e o Sporting da Covilhã para exploração do silo-auto do clube de futebol.
A proposta inicial apontava para a exploração durante 15 anos, mas agora a sua duração passa a ser de 5 anos “a pedido do Sporting”, conta Alçada Rosa. O vice-presidente esclarece que esta “é a única diferença substancial”.
Alçada Rosa revela que, como covilhanense, fica “contente” com a redução do tempo de contrato, “porque vai ser possível renegociar daqui a esse período de forma a talvez poder beneficiar os interesses do Sporting da Covilhã”.
O contrato de cedência do parque de estacionamento do Sporting da Covilhã à Parq C prevê um pagamento mensal de 11 mil 250 euros e uma entrega de 200 mil euros na altura da assinatura do contrato de arrendamento.
Miguel Nascimento, vereador da oposição, absteve-se na votação da alteração do contrato tal como havia feito em todas as discussões anteriores do assunto.
“O acordo final está melhor em relação ao inicial, porque o prazo de arrendamento foi encurtado, mas não altera a minha posição de princípio de que não deveria haver monopólio do estacionamento no centro da cidade por parte de uma só empresa.
Existe concorrência, mas é entre as 447 lugares da Parq C e os 45 do Silo do Mercado Municipal pertencentes à Câmara da Covilhã”, lamenta o vereador do PS.