Bailado
O amor, afinal, nasce num lago de cisnes

“O Lago dos Cisnes”, imortalizado por Tchaikovky, conta a história de um príncipe que se enamora de uma bela donzela transformada em cisne. O feitiço só se quebrará quando alguém lhe jurar amor eterno.

Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


“O Lago dos Cisnes”, composto por Tchaikovsky em 1876 em Paris, por encomenda do Teatro Bolchoi, de Moscovo, tem-se tornado, com o passar dos anos, o mais popular de todos os bailados. É o ballet que captura como nenhum outro todas as emoções humanas. Da esperança ao desespero, do terror ao carinho, da melancolia ao êxtase.
Um Teatro-Cine da Covilhã repleto assistiu, no sábado, 14, (coincidentemente Dia dos Namorados) a um espectáculo considerado como sendo o clássico mais conhecido do Mundo. A actuação da Companhia de Ballet de Moscovo, pela primeira vez na cidade serrana, encantou e conquistou um público atento e completamente embevecido por tamanha beleza de movimentos, harmonia e perfeição. O bailado, baseado num conto de fadas alemão, conta a história do príncipe que, ao procurar o ideal feminino, o encontra num cisne pelo qual se apaixona perdidamente, ignorando que se trata de uma bela princesa encantada. Mas como em todas as histórias de amor, a sombra do mal paira sempre entre os enamorados. Por isso, o Príncipe Zigfrid, para ficar com Odette, a rainha dos cisnes, vê-se forçado a lutar com um negro cavaleiro. O feitiço quebra-se e o amor, como em todos – quase todos – os contos de fadas, vence. E desce o pano sob Odette a oferecer a sua mão e o amor ao seu salvador, Zigfrid.
Apesar do sucesso retumbante que a obra de Tchaikovsky tem tido por todo o Mundo, e onde a Covilhã não é excepção, surpreendentemente após a sua primeira estreia, “O Lago dos Cisnes” não foi muito bem recebido, tornando-se num grande fiasco. Mas este bailado, tão cheio de emoções e onde os movimentos devem revelar todo o personagem, vingou e tem conquistado tudo e todos. Até os mais descrentes no amor.
A Companhia de Ballet de Moscovo segue agora para os palcos albicastrenses, pronta para, domingo, 22, no Cine-Teatro Avenida, encantar com a interpretação magistral de um “mero” conto de fadas. Uma história onde o ballet e a música são os protagonistas. E o amor, aquele sentimento de pureza e sinceridade que a todos faz falta.