Avelino Passos Morgado é defensor do rigor e dos métodos de trabalho
Cátedra em Física
Avelino Passos Morgado é novo catedrático da UBI

Há 25 anos a leccionar na UBI, é o novo catedrático em Física desde Janeiro.


Por Ana Maria Fonseca


Avelino Passos Morgado, docente do Departamento de Física, na UBI desde 1978, é o novo catedrático da UBI, desde o dia 27 de Janeiro.
Começou a licenciatura em Físico-Química em Coimbra, mas a Guerra Colonial levou-o durante cinco anos para a tropa em Angola. Quando regressou a Portugal terminou a licenciatura em Lisboa, em 1967.
A nível profissional, começou por ser técnico especialista no Laboratório de Física e Engenharia Nuclear, em Sacavém, entre 1967 e 68. Posteriormente foi para Luanda (Angola), onde exerceu as funções de Assistente Eventual de Física nos Estudos Gerais, entre 68 e 69. Entre 69 e 71, foi assistente de Física na Universidade de Lourenço Marques. Entre 1971 e 73 foi Bolseiro no Departamento de Física na Universidade de Rutgers, New Jersey, U.S.A, integrando a equipa de Física Nuclear experimental do N.P.R.U., Witwatersrand, Joanesburgo, envolvendo-se num projecto de energia nuclear para o desenvolvimento de um acelerador de partículas. Entre 1975 e 77 voltou à Universidade de Lourenço Marques, como Assistente de Física cooperante português. Depois da independência tendo de regressar a Portugal, veio para a UBI, então Instituto Politécnico da Covilhã. Como na altura não havia possibilidade de prosseguir os estudos na área da física nuclear, mudou de área e passou a dedicar-se à área da física mecânica. Então desenvolveu o seu doutoramento em Lisboa, nesta área, em 1981.
Nesse mesmo ano regressa à Covilhã, onde vem a tornar-se Professor Auxiliar do Departamento de Física da UBI, funções que exerce até 1995. Entretanto, em 1985 é bolseiro durante dois meses no âmbito do programa AID (Agency for International Development), na Universidade de Massachusetts e na Universidade de Clemson, nas áreas de Engenharia Eólica e Física Teórica.
Em 1995 torna-se professor associado da UBI e, em 2001, realiza as provas de agregação na instituição. Paralelamente ao ensino e investigação, desempenhou ainda outras funções. Foi Membro da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã e, posteriormente, do Instituto Universitário da Beira Interior. Entre 80 e 2003 foi membro do Conselho Científico, entre 80 e 93 foi coordenador e depois presidente do Departamento de Física, entre 93 e 94 foi presidente da Comissão Científica do Departamento de Física, entre 90 e 93 foi presidente do Conselho Directivo da Unidade Científico-pedagógica das Ciências Exactas e também presidente da Assembleia de Representantes da Unidade Científico-Pedagógica das Ciências Exactas. Entre 90 e 94 foi membro do Senado e da Assembleia da Universidade. Entre 93 e 94 da Secção pedagógica das Ciências Exactas do Conselho Pedagógico da Universidade e, entre 93 e 2003, membro da Secção Científica da Ciências Exactas. Entre 93 e 94 foi ainda director dos cursos de Física Ensino e Física Aplicada e membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da Universidade. Entre 80 e 2003 foi membro da Comissão Científica do Departamento de Física.
Entre as suas publicações contam-se vários livros: Introdução à Mecânica Clássica, Mecânica Euleriana, Mecânica Quântica, bem como várias publicações em revistas nacionais e internacionais.
Apologista do rigor e dos métodos de trabalho, acredita que é desde a escola primária que deve começar a orientação dos alunos e a sua preparação exigente de base para o futuro.