Mestrado em Ensino da Matemática
“Matemática pode ser simples”

Pedro José Arrifano Tadeu apresentou uma tese em que fez a combinação de conceitos matemáticos simples e complexos.

Por Daniel Sousa e Silva


“Inversa de Moore-Penrose; Matrizes Circulantes e Aplicações à Geometria” é o nome da tese de mestrado em Ensino da Matemática defendida por Pedro Tadeu, na passada quinta feira, 26.
Aprovada com a avaliação de “Muito Bom” pelo júri, a tese de Pedro Tadeu “envolve conceitos simples, como matrizes, triângulos ou rectângulos e outros conceitos mais complexos (inversa de Moore-Penrose) utilizados de forma a se fazer uma espécie de «mix», no sentido de, a nível geométrico, se conseguir obter quadrados circulantes, pirâmides circulantes e polígonos circulantes”, explica.
O sucesso é justificado por Pedro Tadeu “com um pouco de trabalho e ajuda do professor Vitória” (orientador de mestrado), que, no seu entender, “é o melhor professor que já encontrei em toda a minha vida”.
As conclusões que alcançou são, no seu entender, “satisfatórias”. A distância foi um dos problemas mais difíceis de superar na preparação da tese, uma vez que Pedro Tadeu é docente no Instituto Politécnico de Bragança e teve de se deslocar semanalmente a Coimbra. “Uma viagem de 4h e 30 m”, relembra.
A arguente da prova foi Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa.
O júri foi constituído por José da Silva Lourenço Vitória, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mohammad Rostami, professor associado da Universidade da Beira Interior e Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa, professora auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.