Castelo e queijos




Celorico da Beira





Por Daniel Sousa e Silva

O concelho de Celorico da Beira localiza-se na vertente norte da Serra da Estrela, entre os concelhos de Fornos de Algodres, Gouveia , Guarda e Trancoso. O rio Mondego, que nasce na Serra da Estrela e termina na Figueira da Foz, tem um percurso de 227 km, 22 dos quais neste concelho. Para além da própria vila, as suas águas banham as freguesias de Açôres, Lageosa, Ratoeira, Baraçal, Forno Telheiro e Jejua. Curiosamente, o seu percurso divide o concelho ao meio.
A vila de Celorico da Beira situa-se na margem esquerda do rio Mondego, na vertente setentrional da Serra da Estrela, a uma altitude de cerca de 550 m. A posição estratégica da vila é acentuada pelo rio, uma vez que a circunda a leste, norte e oeste, permitindo-lhe desfrutar de uma favorável defensabilidade natural.
Percorrer esta região, é verdadeiramente partir à descoberta de Portugal nas suas mais belas vertentes da história, da arte, das paisagens e das gentes, pois em cada lugar, em cada aldeia, existem marcas de outros tempos dignas de serem admiradas: imponentes solares com as suas belíssimas pedras de armas, lindas igrejas e capelas, pelourinhos, cruzeiros, pontes e vias romanas.
A testemunhar a ancestralidade de Celorico da Beira, está não só um vasto património histórico-arquitectónico, monumentos civis, religiosos e militares de várias épocas, mas também um vasto leque de usos, costumes e tradições.
Uma visita por estas paragens pode revelar-se como uma contínua descoberta de séculos e séculos de história, num ambiente de paisagem de montanha onde o granito é rei, recortada por ribeiros e levadas de água cristalina.