Ana Ribeiro Rodrigues
NC / urbi et Orbi


RTSE quer alternativas de trânsito na Serra da Estrela

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, continua a defender uma alternativa no acesso à Torre que não passe pela estrada. E já sugeriu às várias autarquias da corda da Serra a implementação de um sistema de telecabines para conseguir dar resposta ao número crescente de turistas que visitam a Serra da Estrela, mesmo que a estrada não esteja transitável ou não ofereça as condições de segurança.
Jorge Patrão diz que não se trata de um teleférico mas sim de um sistema diferente e com uma estrutura capaz de suportar até 90 quilómetros/hora, que fica mais baixo no terreno. E sublinha que o impacto ambiental é reduzido, porque é um meio não poluente que preserva muito mais a Serra.
Segundo Patrão as reações têm sido positivas, mas ainda não está decidido se o caminho é por aí. "Devemos todos contribuir para encontrar uma solução. E quanto mais cedo se avançar mais enriquecemos a Serra da Estrela", frisa.
Quanto à solução preconizada pelo presidente da Câmara de Seia, de alargar e melhorar o piso, o presidente da Região de Turismo diz que não é suficiente para resolver o problema, porque são cada vez mais os turistas e, sempre que haja neve ou gelo, a situação mantém-se.
Se esta questão já estivesse ultrapassada os problemas ocorridos no Carnaval teriam sido minorados. Mas Jorge Patrão acredita que o que vai ficar do mediatismo desses dias são as imagens da beleza da Serra, coberta de neve, e não a dificuldade em escoar o trânsito ou as notícias de gente presa nas estradas. Situações que levaram algumas pessoas a escrever para a RTSE para protestar. As queixas, diz Jorge Patrão, são sempre as mesmas. "As pessoas não veêm a falta de condições que por vezes impede o acesso. Se as estradas estiverem limpas mas estiverem cinco graus negativos e gelo na estrada que garantias de segurança é que podemos dar aos visitantes?", refere. E lembra que poucos dias depois do que aconteceu aqui também fecharam estradas em Espanha pelo mesmo motivo.
O presidente da RTSE recorda que "a ocupação hoteleira foi excelente" e rejeita a ideia que a região não procura ter atractivos adicionais para trazer até cá turistas, mas acrescenta que também não é isso que procuram, já que vêm pela neve e pela remodelada estância de esqui. De qualque forma enumera as feiras de queijo e enchidos promovidas durante esses dias por algumas autarquias. Quanto à eventualidade de se organizar um Carnaval com iniciativas da dimensão das de outros locais, explica que é um risco, porque devido às condições climatéricas a organização poderia ser muito mais afectada em relação ao que aconteceu noutros sítios. "O que deve ser feita é a valorização da montanha e da neve", advoga.

Pousada adjudicada até ao final de Março

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela acredita que a construção da pousada no antigo edifício do sanatório dos ferroviários vai ser uma realidade e adianta que a obra será adjudicada até ao final deste mês. A garantia de que o empreendimento não está esquecido pelo Governo foi dada pelo ministro da Economia, Carlos Tavares, que prometeu até ao final de Março divulgar quem vai ficar responsável pelo antigo sanatório.
Jorge Patrão não quer sequer pensar na hipótese de o projecto não vir a ser concretizado. "Não vou considerar essa hipótese porque quero acreditar na palavra dos nossos governantes, mas nesse caso seria uma derrota de toda a região, que quer resolver os problemas ambientais e turísticos", sublinha.
Recorde-se que o desinvestimento do Grupo Pestana nas Pousadas de Portugal incluia também a suspensão desta obra. Situação que levantou polémica e críticas ao Governo por ter adjudicado as pousadas da ENATUR a este grupo, que agora não está a cumprir o que foi acordado. Atrasado está já este projecto que, segundo Jorge Patrão, "por obrigação contratual" já deveria ter sido adjudicada no ano passado.