Por Celina Martins


As Moçoilas foram as únicas mulheres numa "noite de homens"

A DESERTUNA, Tuna Académica masculina da Universidade da Beira Interior, organizou pela segunda vez um festival de tunas. O FESTUBI é um concurso de tunas, no qual vários prémios são distribuídos.
Vários grupos foram convidados para participar neste festival. A primeira tuna a actuar foi a TUALLE, a Tuna Universitária Afonsina de Loulé, que começou por cantar a música Pó de Arroz, de Carlos Paião. Seguiu-se a Tuna Universitária de Viseu, que contrastou com a primeira pelo seu ritmo e tom de brincadeira.
A OPORTUNA veio do Porto e começou a sua actuação com uma música castelhana, terminando com uma música conhecida de todos os assistentes, “Tudo o que eu te dou”, de Pedro Abrunhosa. Pediram ao público para cantar com eles e fazerem uma coreografia que antes mostraram. Esta tuna surgiu no seio de um grupo de amigos que decidiram unir-se e constituir este agrupamento, que nasceu em Dezembro de 1992.
Seguiram-se a Orquestra Académica da Universidade da Beira Interior, Já B’UBI & TOKUSKOPUS e a TUNA feminina, As Moçoilas. Esta é a tuna feminina mais antiga do País e teve início em Abril de 1989. Ambas se caracterizam por terem uma postura em palco diferente da habitual, marcada pela irreverência e pela alegria.
A ESTUNA, Tuna de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, subiu em cena, e a ela seguiu-se a MAGNA TUNA CARTOLA, de Aveiro, que “transmitiu uma enorme alegria” a todos os presentes, como comentou Bruno Matos. Esta tuna foi fundada a 14 de Março de 1996, por um grupo de rapazes que pertenciam a uma tuna mista, mas que consideravam que deviam cantar para as raparigas e não com elas.
Enquanto se esperava a soma dos votos para decidir dos vencedores do festival, ouviu-se a Tuna Académica da Guarda, a COPITUNA D’OPPIDANA, e a DESERTUNA. Esta tuna da Guarda apadrinhou a DESERTUNA e seu nome vem de Oppidana, que era o nome da localidade medieval que deu origem à cidade mais alta do país. A MAGNA TUNA CARTOLA foi a grande vencedora, e arrecadou quatro prémios. Fundada a 16 de Fevereiro de 1993, a sua actuação caracterizou-se pela irreverência das músicas que interpretou. Ganhou os prémios de Melhor Estandarte, de Melhor Solista, o prémio Tuna Mais Tuna, e ainda o de Melhor Tuna. Os grandes vencedores da noite referiram, no fim do espectáculo, que a experiência foi muito positiva e que a “melhor recompensa foi ver a sala de pé a aplaudir”.
Quanto às outras distinções, a de Melhor Instrumental foi para a OPORTUNA, e a de Melhor Pandeireta para a tuna de Setúbal. A Câmara Municipal da Covilhã recebeu igualmente um prémio, como forma de agradecimento por ter tornado possível a realização deste evento ao ceder as instalações do Teatro Cine.