Por Daniel Sousa e Silva


O livro de Paulo Osório foi editado pelos Serviços Gráficos da UBI

Paulo Osório, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), publicou recentemente “Antologia de Textos Medievais Portugueses (Sécs. XII-XVI) – Textos Introdutórios, organização e selecção”.”É um conjunto de textos que compiliei para as aulas práticas da disciplina de História da Língua Portuguesa, uma cadeira anual [dividida em dois semestres] da licenciatura de Língua e Cultura Portuguesas”, esclarece.
A obra destina-se essencialmente aos alunos. “O livro está a ser utilizado nas aulas e os alunos estão a gostar”, garante, tendo já conhecimento de que “alunos de outras instituições o estão a comprar”.
Os textos abarcam um período do galaico-português, “em que o Português ainda não era tal como o conhecemos hoje, e que, geograficamente, provêm dos territórios que actualmente são a Galiza, em Espanha, e o Noroeste do nosso País”, conta.
Esta antologia “podia ser ainda mais completa, mas isso acarretaria um volume maior, o que faria aumentar o seu preço”, lamenta Paulo Osório. “Antologia de Textos Medievais Portugueses (Sécs. XII-XVI) – Textos Introdutórios, organização e selecção” custa cerca de 8 euros, “um valor bastante razoável”, considera.
O docente introduziu também dois artigos seus na obra, “falando num deles da importância da linguística histórica na formação de um professor de Português”. No final do livro, constituiu uma “bibliografia básica” para a disciplina de História da Língua Portuguesa.
A apresentação oficial dos livros de Paulo Osório, a cargo de José Malaca Casteleiro, vai decorrer no dia 29 de Abril no Pólo IV (Ernesto Cruz) da UBI. O próximo livro a ser publicado resulta da tese de mestrado do docente, onde se mostra “um estudo sintáctico e axiológico de uma obra medieval”. O seguinte é fruto da sua tese de doutoramento, onde estuda “fenómenos sintácticos e semânticos ao longo dos séculos XIV, XV e XVI” e propõe “novas datas para uma divisão linguística do Português”. As duas novas obras são “também destinadas aos alunos, porque podem ser usados como manuais durante a licenciatura”, mas “podem ser lidos pelo público universitário no geral”.