João Gil esteve com as pessoas de Videmonte cerca de um ano e meio para recolher elementos para a tese
Mestrado em Ciências do Desporto
Jogar na aldeia

João Luís dos Santos Gil apresentou um estudo sobre as práticas e hábitos de jogos em Videmonte, uma aldeia da Serra da Estrela.


Por Daniel Sousa e Silva


”Práticas e memórias lúdico/corporais numa aldeia da Serra da Estrela” é o título da tese de mestrado em Ciências do Desporto defendida por João Gil, na passada quinta feira, 4.
O júri da prova aprovou por unanimidade com a classificação de “Muito Bom”um estudo que foi “essencialmente etnográfico, com trabalho de campo, privilegiando alguns informantes, acompanhando os ritmos e tempos próprios da freguesia, as suas actividades e festas”, explica João Gil.
A metodologia utilizada no trabalho de caracterização das memórias e práticas lúdicas em Videmonte , uma aldeia do concelho da Guarda, foi, conta João Gil, “a observação directa e participante, com a entrevista não-formal”.”Estive com as pessoas da aldeia durante cerca de um ano e meio”.
As práticas lúdicas tradicionais estão a perder acentuadamente representatividade em relação à totalidade de actividades lúdicas daquela povoação. Um dos jogos que João Gil mostra na sua tese como a cair um desuso é o “jogo da joca”, um jogo tradicional dos pastores de Videmonte. “Hoje, as crianças preferem jogar com jogos de computador do que irem para a rua e partilharem vivências com outras crianças”, lamenta.
No campo das dificuldades, a principal com que João Gil se deparou “foi a necessidade de encontrar documentos históricos de Videmonte, já que apenas existiam memórias e registos paroquiais”.
João Gil é professor de Educação Física na Escola EB 2/3 de São Miguel, na Guarda.
A arguente da prova foi Maria da Graça Índias Cordeiro. O júri do mestrado foi constituído por Fernando Franco de Almada, professor associado da UBI, Maria da Graça Índias Cordeiro, professora auxiliar do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e Maria Johanna Schouten, professora associada da UBI.