Obra gráfica







João Abel Manta








Por Catarina Rodrigues

O nome João Abel Manta é uma referência no cartoonismo português, mas distingue-se também em muitas outras áreas ligadas às artes. Neste livro, editado pela Câmara Municipal de Lisboa, está retratada a sua obra gráfica. Nele é possível encontrar, para além dos primeiros desenhos de Abel Manta, cartoons que marcaram a época do 25 de Abril e que fazem com que o autor seja muitas vezes chamado “cartoonista da revolução”. Desenhos humorísticos e de crítica política e social que chegaram mesmo a ser publicados em jornais bem como caricaturas dos anos de Salazar também povoam as páginas da obra. No cartoon, o autor é muitas vezes comparado ao lendário Rafael Bordalo Pinheiro.
João Abel Manta também produziu uma obra diversificada no domínio do design gráfico, apesar de pouco conhecida. Este livro é assim uma oportunidade para conhecer esta faceta do autor que inclui capas para livros, cartazes e logotipos. É ainda possível observar composições gráficas para artes aplicadas, azulejos, tapeçaria e pavimentos em mosaico tipo calçada à portuguesa.
Os desenhos mais antigos do autor, nascido em Lisboa a 29 de Janeiro de 1928 datam da década de 40. João Abel Manta diplomou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1951. Desenvolveu uma intensa actividade não só como arquitecto, mas também como pintor, cenografista e artista gráfico. Uma boa mostra do seu trabalho é dada a conhecer neste livro onde estão incluídos textos de personalidades portuguesas, como Mário Soares, José Cardoso Pires e José Carlos de Vasconcelos, entre outros.