Peça retrata relações humanas
“Minim.Mal Show”
A vida é um “mal show mínimo”

A Aula de Teatro da Universidade de Alicante apresentou, na passada sexta-feira, o quinto espectáculo do VIII Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. A palco trouxe o minimalismo de um teatro que põe a nu os desencontros e a solidão da juventude da era da (in)comunicação.


Por Joana Silva


O stress, as manias, os sentimentos ocultos, a solidão e os desencontros na era da comunição foram retratados em palco na noite de quinta-feira, dia 19, no Teatro Cine da Covilhã, pela Aula de Teatro da Universidade de Alicante. Minim.Mal Show foi a peça apresentada no quinto dia da VIII edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, organizado pelo Teatrubi (Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior).
A peça conta com encenação de Juan Luis Mira, que a enquadra no estilo do teatro minimalista. Para o encenador “o jogo é o conceito fundamental do minimalismo”. Assim, ao longo da actuação, assiste-se a um entrelaçado de histórias como que desfiladas em passerelle de moda por dois homens e duas mulheres. Todos eles jovens, e cada um procurando exibir uma pose em que a preocupação com a imagem se sobrepõe à do ser. A peça conta a história da juventude contemporânea, retratando as suas variadas facetas: as conversas freneticamente ritualizadas, nas quais se escondem impulsos obscuros, o coito virtual, as discotecas, onde se reúne mas não se convive, e um simples “olá” que pode desencadear um ataque de nervos.
Em traços simples e numa linha esquemática, o desenrolar das cenas revela como as relações humanas deveriam ser mínimas pelo que a vida é “um mal show mínimo”, observa Juan Mira. Para melhor o caracterizar, apenas as cenas que têm texto “são as mais estúpidas”, explica o encenador.