João Carvalho é natural de Enguias, em Carvalhal Formoso
Entrevista a empresários de sucessos licenciados na UBI
"Sempre tive a vontade de fazer as coisas como eu gosto"

O Urbi et Orbi foi falar com João Carvalho, 46 anos, sócio da Fitecom, uma empresa têxtil.


Por Daniel Sousa e Silva


Urbi et Orbi – Qual a sua licenciatura?
João Carvalho– Engenharia Têxtil

U@O - Em que ano se licenciou?
J.C. – 1989

U@O - Que tipo de empresa é a sua?
J.C.– A Fitecom é uma produtora de tecidos de uma gama média/alta, onde os artigos fabricados são quase na totalidade em 100 por cento, havendo, eventualmente, alguns com uma percentagem de poliester, sendo a divisão da produção de 80 por cento para a lã e os restantes 20 para as misturas com poliester. É uma empresa vertical, que tem desde tinturaria, tecelagem, acabamentos. O seu mercado-alvo é a Europa.

U@O - Onde está localizada?
J.C.– A Fitecom está sediada na zona industrial do Tortosendo, dando cobertura a uma área próxima dos 20000 metros quadrados.

U@O - Porquê a opção de criar uma empresa e ao invés de trabalhar com conta de outrem?
J.C.– Sempre tive a vontade de fazer as coisas como eu gosto. Quando acabei a licenciatura trabalhei ainda em duas empresas, mas posteriormente, acabo por criar uma sociedade com mais 2 sócios. Começamos por uma estrutura pequena, através da compra de uma empresa que já vinha desde o início do século passado. Aos poucos, a empresa foi-se modernizando, tendo já um peso considerável e, a nível tecnológico, deve ser das empresas mais desenvolvidas na Europa.

U@O - Perspectivas para o futuro?
J.C.– Eu sou francamente positivista em relação ao futuro à indústria têxtil em Portugal. No entanto, há que se distinguir entre indústria têxtil e confecção. Na têxtil, temos uma indústria de capital intensivo e na confecção de mão-de-obra intensivo, por isso penso que os têxteis têm lugar nos países desenvolvidos, com dinheiro. Espero que a Fitecom possa acompanhar este andamento. Neste momento, estamos a fazer um investimento de cerca de 3 milhões e meio de euros na área da Tinturaria, renovando todo o material existente. Esta é a última das secções a ser renovada na Fitecom