| É através 
                      do jogo que a professora Ana Amaral transmite os conhecimentos 
                      matemáticos aos seus alunos. Um resultado que por 
                      mais cálculos que sejam feitos, tem dado sempre positivo. 
                      De tal forma que esta maneira de ensinar o dois mais dois 
                      é já objecto de estudo numa tese de Mestrado. A oitava edição das Jornadas de Matemática, 
                      realizadas pelo Núcleo de Alunos de Matemática, 
                      Matubi, conseguiu reunir algumas novidades. Uma iniciativa 
                      realizada em estreita ligação com o departamento 
                      de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI). 
                      Os objectivos básicos passaram por dar a conhecer 
                      aos alunos de Matemática, vertente ensino, e também 
                      a todos aqueles que gostam de números, uma face menos 
                      teórica desta ciência exacta.
 João Lourenço, aluno de Matemática 
                      Ensino e também presidente do Núcleo de Estudantes, 
                      alude para o facto de "estas serem umas jornadas bastante 
                      diferentes das até então realizadas". 
                      Ao desafio lançado pelo departamento, de convidar 
                      os professores de Mestrado para apresentarem as suas teses, 
                      os estudantes responderam de forma positiva e o somatório 
                      de todas estas parcelas deu origem "a uma iniciativa 
                      gratificante".
 Durante os três dias em que decorreu a iniciativa, 
                      16 a 18 de Março, os participantes entraram numa 
                      troca de experiências com futuros colegas de profissão. 
                      O presidente do Matubi refere isso mesmo. Para João 
                      Lourenço, "o objectivo fundamental deste encontro 
                      é a troca de conhecimentos sobre o modo de leccionar 
                      a matemática".
 1, 2, 3, a conta que a UBI fez O caos é associado por grande parte dos alunos 
                        à disciplina de matemática. Nas oitavas 
                        jornadas do Matubi, era título de uma conferência. 
                        Tal como o teorema das quatro cores, o jogo, e os fractais. 
                        Temáticas abordadas por quem ensina todos os dias 
                        o abc dos números. Truques e dicas para conseguir 
                        resultados mais positivos e um maior conhecimento desta 
                        disciplina. Nada que esteja a "distâncias inacessíveis", 
                        como o título da conferência apresentada 
                        por Tiago Rodrigues, aluno Matemática na UBI.A fórmula do sucesso é simples e não 
                        precisa de grandes cálculos para bater certa. Na 
                        opinião dos organizadores e docentes participantes, 
                        "há que aproximar mais o abstracto desta ciência 
                        ao mundo comum". Comparar, extrapolar a teoria dos 
                        números para objectos práticos e visíveis 
                        parece ser a solução. Outra das novidades 
                        que estas jornadas trouxeram, no ensino e explicação 
                        da matemática, passa pela ligação 
                        destes saberes aos jogos.
 Estimular o raciocínio e o cálculo, pelo 
                        jogo, "é muito mais fácil e eficaz", 
                        sublinha Ana Amaral. Esta licenciada em matemática 
                        e actualmente docente do Ensino Básico e Secundário, 
                        espera apresentar em breve a sua tese de Mestrado. Um 
                        estudo que fala sobre objectos geométricos, construídos 
                        segundo as fórmulas matemáticas e obedecendo 
                        às leis numéricas. Mas, objectos e jogos 
                        esses "que dão a possibilidade de explicar 
                        a matéria teórica de uma forma mais prática 
                        e lúdica".
 Para além de várias conferências e 
                        aulas práticas, os participantes no evento tiveram 
                        ainda direito a um jantar convívio, e a um sarau 
                        cultural. O saldo apresenta-se em números, pois 
                        que de outra coisa não se fala, e a organização 
                        espera "continuar com novos e melhores projectos". 
                        A matemática vista por um outro prisma.
 
 
 |