Por Andreia Ferreira


Duas mulheres, um destino

Recriando o ambiente das arábias, do deserto, dos palácios e dos hárens, "Zhara, Favorita de Al-Andalus", conta a história de duas mulheres em busca dos seus sonhos, apesar do destino e das condicionantes culturais.
Zhara, podia ser qualquer mulher. A Aula de Teatro de la Universidad de Extremadura-Badajoz (Atuex) veio pela primeira vez à Covilhã para apresentar "Zhara, Favorita de Al-Andalus". Através de sucessivos saltos no espaço e no tempo, uma contadora de histórias narra o percurso de duas mulheres que são uma só fora do espaço e do tempo.
A primeira, aspira a uma Europa de oportunidades e luta por sair do deserto, a segunda vive encerrada no harém onde reinam o isolamento e a falta de comunicação. Ambas acabam por se apaixonar pelos homens responsáveis pelo seu encerramento e a quem deviam obediência, e lutam para conquistar o seu amor.
Mais do que a reivindicação da mulher pela independência, "Zhara, Favorita de Al-Andalus" mostra a luta de duas mulheres no caminho à conquista dos sonhos, apesar de todas as dificuldades que enfrentam.