A todos da UBI, dum estudante incógnito

Goethe disse, um dia, que “quem não sabe prestar contas de um milénio permanece nas trevas ignorante e vive o dia que passa”. Pois é, e por isto hoje vos escrevo: por acreditar que, como nunca, incorremos num sério risco de seguirmos um caminho cujo fim se avizinha como trágico. E porquê, poderão perguntar? Porque nunca, como hoje, os estudantes adormeceram tanto à sombra daquilo que são os seus interesses egoístas, num conformismo centrado na obtenção do fácil e do rápido, num conformismo centrado no que pouco ou nada exige em criatividade, desenvolvimento, progresso e construção do futuro.
E porque o nosso aqui e o nosso agora são instáveis e incertos, porque o tão simples direito à educação é reduzido com cada dia que passa e porque mais do que nunca o ensino não é de todos, hoje, aqui e agora, apelo a todos que saiamos da sombra que nos adormece e nos impliquemos numa luta que apesar de ser difícil, NÂO ESTÁ perdida. Porque a esperança é a última a morrer e porque a guerra só se perde quando o último homem ou mulher, hoje, aqui e agora, vos digo: todos juntos, unidos, faremos desta luta, mesmo que seja a nossa última, uma luta nobre que mostra que no nosso sangue ainda há força para prestar contas a este e aos milénios seguintes.
Palavras, leva-as o vento, podem dizer. Por isso, mais do que dizer sim e concordar com tudo, há que demonstrar que estamos unidos e que a nós, ninguém nos cala. E no dia 24 de Março de 2004 mostraremos que a nossa união será a força do nosso futuro.