NC / Urbi et Orbi


Junto ao Multiusos surigirá um edifício para realização do merado

A reformulação prevista para a Praça Municipal e espaço envolvente à futura biblioteca da cidade é uma "obra de referência para o Fundão”. É assim que presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, caracteriza o projecto para o desenvolvimento da obra, que deverá estar concluída em 2005, e que foi apresentado na sexta-feira, 19, em reunião do executivo fundanense.
Segundo a empresa responsável pela obras, estas estarão divididas por “três plataformas”, ou seja, uma que faz a ligação entre a biblioteca e o meio escolar, outra servirá para a realização das feiras e mercados e uma última com localização prevista para o espaço contíguo ao Pavilhão Multiusos e onde vai surgir um edifício onde será realizado semanalmente o Mercado do Fundão. Esta estrutura tem três pisos, com capacidade para 18 lojas, 15 talhos, 32 bancas para venda de legumes e fruta, uma zona isolada para a venda de peixe e ainda uma área de queijos, com capacidade para 18 bancas. Este edifício beneficia ainda de um espaço exterior, onde se desenha uma zona verde com elementos de água que, segundo os responsáveis, “são fundamentais devido ao clima do Fundão”.
O autarca fundanense, Manuel Frexes, considera que a zona a intervir passa a dipôr de “uma grande qualidade para se desfrutar no futuro”. O edil explica ainda que aquele local - onde também irá ser construído um silo-auto - “faz falta ao Fundão, porque, por exemplo nas segundas-feiras de mercado, a cidade atrai milhares de pessoas”.
No que diz respeito a custos, o investimento naquela zona ronda os quatro milhões e meio de euros, sem contar com o valor da biblioteca, cujas obras já tiveram início.