Minas da Panasqueira
Mundo informático "nas mãos" da população mineira

O Centro de recursos multimédia, inaugurado no último domingo, 21, vai permitir que toda a população mineira tenha o mundo informático à sua frente. O projecto, que ronda os 25 mil euros, arranca já em Abril com acções de formação para miúdos e graúdos.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


As Minas da Panasqueira já têm um Centro de recursos multimédia. A nova valência, situada no Clube Desportivo dos Amigos da Panasqueira, pretende agora responder à organização das competências e dos recursos nas comunidades rurais. Trata-se de uma parceria daquela colectividade e da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira, co-financiado pela Associação do Desenvolvimento Rural Estrela Sul (ADERES) e pelo Clube.
O projecto, que importou cerca de 25 mil euros, tem como principal objectivo dar oportunidade dos mais novos conhecerem de perto o mundo da Internet, bem como a reciclagem de conhecimentos dos mais graúdos. “Com este Centro queremos que decorram aqui acções de formação para crianças, jovens e adultos”, diz o presidente da ADERES, já que “uma das exigências é que as comunidades rurais tenham acesso às novas tecnologias da informação”, justifica. Assim, José Armando Reis eleva a importância do Centro, uma vez que aquele “vai possibilitar que as Minas da Panasqueira fiquem mais perto de todos os locais do País e dos centros de decisão do mundo”. Numa primeira fase, o líder revela que as acções vão abordar o básico da informática, como o “Word” e o “Excel”, bem como saber consultar a Internet. “Vamos atribuir diplomas de competências básicas e a partir daí iremos acompanhar e responder às solicitações que se façam na sequência do funcionamento”, sustenta.
Para além das acções de formação, a valência também vai servir para que a população tenha acesso a um conjunto de recursos, que até ali não tinham, através da informática. “As pessoas podem recorrer a um conjunto de serviços como o IRS, o IRC, as certidões de ouro, finanças, consultas municipais e outros”, sublinha.
Inaugurado no passado domingo, 21, o Centro tem ao dispor daqueles que o queiram frequentar uma sala de informática com um conjunto de oito computadores ligados em rede para facultar o acesso à Internet. “Como estamos no Centro Histórico das Minas da Panasqueira, dotamos o edifício de linhas redis e organizamos todos os equipamentos administrativos na direcção com fotocopiadoras, impressoras armários, cadeiras e scanner”, explica José Armando Reis.
No entanto, o dirigente lamenta que, agora que se construiu uma valência desta natureza, a Câmara queira fechar a Escola das Minas da Panasqueira ainda este ano. “A Câmara da Covilhã não pode fazer esta maldade a esta gente. A escola tem que continuar a funcionar porque, assim, as crianças estão mais próximas do mundo”, enaltece. E relembra: “Fechar a escola é contribuir para o retrocesso do desenvolvimento das comunidades rurais”.

Acções de formação começam em Abril

E pelo facto do Clube dos Amigos situar-se no “meio nevrálgico de todo o couto mineiro das Minas”, o Centro de recursos multimédia entrou já em funcionamento em termos de acessibilidades. Mas no que toca às acções de formação, o presidente garante que já no próximo mês estas entrarão em actividade, em colaboração com o Centro de Emprego da Covilhã.
Relativamente a custos, Armando Reis assevera que ninguém pagará nada, pelo contrário. “Quem frequentar as acções de formação vai ter, pelo menos o subsídio de alimentação. E quem tiver deslocações, vai ser também garantida uma ajuda”, afirma.
O Centro, que funciona com a colectividade, está aberto todos os dias. “Os sócios, as pessoas que queiram vir fazer consultas na Internet ou fazer trabalhos escolares e ainda leitura de temáticas diversas, podem fazê-lo quando quiserem desde que a colectividades esteja em funcionamento”, diz o presidente. Sendo o Clube a entidade proprietária do projecto, tem a responsabilidade de manter o Centro aberto no período mínimo durante cinco anos.
Para o presidente da junta de Freguesia de São Jorge da Beira, o Centro de recursos “é uma excelente oportunidade para aqueles que nunca tiverem em contacto com a informática, poderem fazê-lo agora”. José Pacheco frisa que “as pessoas estão motivadas para frequentar os cursos, o que é muito bom para uma zona que está desertificada e constantemente ameaçada com o fecho das minas”, defende.
De facto, Fernando da Silva é um exemplo de que, para aprender, nunca é tarde. “Tenho 52 anos e nunca tive hipótese de aprender muita coisa na minha vida e agora vou ficar com muitos conhecimentos informáticos”, anuncia, motivado, o popular.
Cristina Machado, professor da Escola do 1º Ciclo da Panasqueira vai orientar quem participar nas acções de formação. “Com este centro bem equipado e que vai ter uma óptima funcionalidade para a comunidade e para a escola, vou, com os alunos, tentar ensinar e aprender mais”, realça.