A docente da UBI obteve a classificação de Bom nas provas
Provas de aptidão pedagógica e capacidade científica
A engenharia dos controladores

Por todo o lado cresce o número de aparelhos cuja função está limitada por controladores. Como funcionam e quais os segredos destes pequenos aparelhos foram algumas das explicações de uma aula prática.


Eduardo Alves


Docente no Departamento de Ciências e Tecnologias do Papel, Joana Maria Rodrigues Curto investiga a acção e desempenho de controladores. Nas suas provas de aptidão pedagógica e capacidade científica, realizadas na passada semana, apresentou o relatório de uma aula prática. Verificar a acção e o comportamento deste tipo de aparelhagem num sistema concreto foi o objectivo principal da docente.
Uma aula prática que explicou as características fundamentais do sistema a controlar, do controlador e dos métodos de sintonização. Aplicados em múltiplos aparelhos e electrodomésticos, desde o frigorífico até ao ar condicionado, passando pelo radiador ou por uma simples chaleira. Todos eles possuem controladores. Quer para regular a temperatura, quer o tempo de funcionamento ou outra qualquer variável. Joana Curto apresentou um estudo sobre "Sintonização e análise do desempenho de um controlador de um banho térmico com oito mini reactores". Esta aula prática de tão complicado nome, à primeira vista, torna-se simples logo após a explicação da docente das áreas da engenharia química e do papel. Joana Rodrigues Curto, teve como júri na sua aula prática da passada quarta-feira, dia 24, Rogério Manuel dos Santos Simões, professor associado da Universidade da Beira Interior.

O que é nacional é bom

Portugal é um dos maiores produtores de pasta papeleira mas também um importador de fibra longa branqueada. Um estudo realizado na UBI pretende contribuir para a valorização da matéria-prima nacional.
São folha brancas como a neve, feitas de pasta de papel. Depois de vários processos de transformação, a madeira dá origem a milhões de folhas onde o homem guarda as suas memórias. Tão clara história ficaria ainda mais abrilhantada ao dizer-se que Portugal está entre o grupo dos maiores produtores de papel a nível europeu.
Joana Curto, nas suas provas de aptidão e capacidade científica, veio investigar o potencial papeleiro das fibras longas nacionais, tendo como júri Paulo Jorge Tavares Ferreira, professor auxiliar da Faculdade da Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra No segundo dia de provas, 25 de Março de 2004, a docente defendeu um trabalho de síntese intitulado "Potencial Papeleiro do Pinus pinaster. Ora, tal latim não é mais do que a designação do pinheiro que ocupa grande parte da mancha florestal portuguesa. No entender de Joana Curto, de acordo com os resultados científicos, esta árvore tem um enorme potencial na fabricação de fibras longas branqueadas. Com o aproveitamento desta matéria, Portugal conseguirá produzir papel de impressão e escrita de igual qualidade, com a vantagem de este ser totalmente nacional. No final, o resultado das provas foi a atribuição da classificação Bom.