Tudo o que se passa na TSF
...Para um “livro de estilo”

João Paulo Menezes













Por Catarina Rodrigues

O livro da autoria de João Paulo Menezes é de certo modo um estímulo à reflexão sobre o jornalismo radiofónico. Foi mesmo a primeira obra editada em Portugal sobre esta matéria ainda pouco explorada no nosso País. Como um livro de estilo, é uma forma de uniformizar práticas e recuperar fundamentos essenciais incluindo mesmo o primeiro e único estatuto editorial aprovado até agora pela direcção da TSF Rádio Notícias.
No livro é possível encontrar as características próprias da rádio e exemplos de estilos adoptados pela TSF, para além de um conjunto de preocupações deontológicas e profissionais. João Paulo Menezes, um jornalista da casa, também não esquece os estudantes de comunicação social que todos os anos se lançam no mundo do jornalismo, por isso recorda que na rádio se trata de “escrever para o ouvido” e lembra como deve ser feita uma notícia e todo um conjunto de pormenores importantes, desde a colocação da voz até à execução de um directo.
Os desafios tecnológicos e o aparecimento da Internet são também pontos focados nesta obra editada pelo Jornal de Notícias. O livro dispõe ainda de um útil glossário que reúne todo um conjunto de termos usados na gíria diária, não só da TSF, mas da rádio em geral. É ao mesmo tempo uma espécie de dicionário para os futuros jornalísticas.
.