Por Celina Martins


Os jovens músicos agradaram a quem os foi ouvir

O Teatro-Cine acolheu, no passado dia 1 de Abril, quinat feira, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), e “num ambiente de escola, os alunos deram mostra do seu valor, do seu empenho e daquilo que são capazes”, comentou o maestro Nuno Dario Sá.
O concerto começou com a Orquestra de Cordas, sob direcção do maestro António Oliveira e Silva, professor de violino, violeta e música de câmara na escola. O público pôde ouvir Adagio, de Albinoni e um Concerto para Violino e Oboé, de Bach.
Dirigida por António Costa, diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, a Orquestra de Sopros tocou Richard Strauss, Assim falava Zarathustra. Depois ouviu-se Ungarische Tanza n.º 5, de Brahms, Slavonic Dance n.º 8, de Dvorák, e o Concerto para Oboé e Orquestra de Rimski-Korsakov.
A Orquestra Sinfónica entrou então no palco. Começou com a Abertura Semiramide, de Rossini. Segui-se a Sinfonia n.º 104, I Andamento, II Andamento e III Andamento, de Haydn, sob direcção de Nuno Dario Sá, a quem a “Orquestra reagia ao mínimo toque”, assinalou o maestro Campos Costa no final do concerto. Nuno Dario Sá lecciona actualmente as classes de Análise e Técnicas de Composição e Orquestra na EPABI.
Apesar do concerto ser grátis, a sala não encheu, mas é “de se louvar estas actividades, e é bom ver este tipo de eventos aqui na covilhã”, referiu o maestro Campos Costa. Acrescentou ainda que “não se trata de um tipo de música para elites, mas que não há é uma cultura musical”. Tratou-se de uma audição de alunos que deram provas do seu trabalho e fizeram os espectadores sentir a música que tocavam.