Os jogadores festejaram efusivamente a subida de divisão
I Divisão Distrital
Estação conquista campeonato em Caria

Depois de adiada no Fundão, a festa foi feita mesmo em Caria. A Estação venceu e conquistou o seu segundo título na I Distrital em apenas três anos..


NC / Urbi et Orbi


Dois anos depois de ter saboreado o seu primeiro título distrital, a Desportiva da Estação é, de novo, campeã da I Divisão. Um feito do qual poucos conjuntos da Beira Baixa se podem orgulhar.
Em Caria, bastava um empate para a turma orientada por Micas conquistar o ceptro. Ainda assim, e apesar de alguma ansiedade dos jogadores, a formação covilhanense conseguiu mesmo os três pontos com um golo solitário apontado por Neves aos 22 minutos. Um golo que valeu três pontos que asseguram o primeiro lugar da tabela até final da temporada. No final, a festa, que tinha sido adiada na última semana no Fundão, fez-se de Caria para a Covilhã numa caravana automóvel com centenas de adeptos da turma serrana a entoarem a uma só voz a canção dos “campeões”.
Para os responsáveis do clube serrano, este campeonato tem um sabor “extra-especial”. Recorde-se que depois da descida da III Divisão Nacional, para a qual acabam de garantir o regresso, a equipa foi praticamente “destroçada”. O treinador Real abalou para Manteigas, e vários jogadores saíram para outros clubes. O emblema da Estação teve que reconstruir uma equipa quase do zero, recorrendo, como é costume, à “prata da casa”. E face à juventude dos seus jogadores, poucos acreditavam na competitividade do conjunto. Erro crasso. Mais uma vez, as gentes do segundo maior clube da Covilhã provaram, como sublinha Vítor Rebordão, dirigente máximo da colectividade, que “apostar na formação compensa” e somaram o quarto trofeu distrital em cinco anos.
A Desportiva está de malas aviadas para o campeonato Nacional, de onde desceu há um ano atrás, e Vítor Rebordão já pensa na próxima temporada. O objectivo é a manutenção e o presidente acredita que é possível. Para tal, vai adiantando, “vamos manter a equipa quase toda e adicionar mais três ou quatro jogadores”. Unidades que, muito provavelmente, serão recrutadas nos Júniores que, no último sábado, se sagraram, também eles, campeões distritais. Época em cheio para os lados da Estação.

Três campeonatos em cinco anos

Os covilhanenses, que ao nível Sénior, só competem há cinco temporadas, só por uma vez, exactamente na última época, terminaram o ano sem um trofeu. Recorde-se que, logo no primeiro ano, os serranos foram campeões da II Distrital. No ano seguinte falhou o objectivo da conquista do primeiro escalão, mas tal desiderato acabaria com a conquista da Taça de Honra frente ao Campeão Teixosense. A vitória na I Divisão, e consequente subida ao Nacional, aconteceu à terceira época. Os covilhanenses, porém, não conseguiram afirmar-se na III Divisão, muito pela falta de experiência da grande maioria dos seus jogadores. E apesar de uma boa ponta final, as aspirações de manutenção ficaram comprometidas por um início de campeonato muito negativo. Na próxima época a ADE regressa aos palcos nacionais, mas desta vez com a experiência acumulada de quem já por lá passou.